Melhorias previstas no Plano Estratégico já estão em andamento
O Plano Estratégico também traz melhorias na infraestrutura do Palácio Barbosa Lima, adaptações físicas de diversos setores e, a médio prazo, a mudança da Câmara Municipal para um espaço mais amplo e com capacidade para receber da melhor forma mais cidadãos. Dos processos que já foram iniciados, já estão em curso as benfeitorias dentro do prédio pensadas para otimizar a prestação de serviços à população.
Para que o Legislativo atenda cada juiz-forano da melhor forma, as modificações no edifício histórico preservam o patrimônio e a memória municipal enquanto preparam a estrutura para evoluir em consonância com os novos tempos e demandas da população, que precisa e merece um espaço físico de qualidade, sendo recebida com conforto e segurança.
A requalificação da fachada conta com um projeto arquitetônico elaborado por diversos setores da Diretoria Administrativa e aprovado pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural. Além de uma nova fachada, o prédio já passa por mudanças também de valorização das linhas da construção histórica por meio de um projeto luminotécnico e de toda a instalação elétrica para estabilidade da rede, o que vai garantir segurança e evitar acidentes.
Para manter a conservação do prédio de 143 anos, as intervenções incluem reforma do telhado, interligações hidráulicas, substituição da rede elétrica e hidrossanitária, substituição de revestimentos de piso e parede, reparação de reboco das fachadas e recomposição das esquadrias de madeira das fachadas do Palácio Barbosa Lima e Anexo Ignácio Halfeld. As obras garantem segurança, melhores condições de trabalho e, consequentemente, mais qualidade no atendimento para as pessoas que frequentam a Casa do Povo.
Sobre adequações de alguns setores, está em andamento a mudança do espaço físico da Superintendência de Comunicação, divisão responsável pela divulgação das atividades parlamentares e que auxilia na transparência dos trabalhos do Legislativo, tornando as ações de conhecimento público. A proposta é a ampliação física do setor para agrupar em um mesmo espaço todas as divisões da Comunicação e da JFTV Câmara, com a melhora no fluxo dos trabalhos e dos resultados.
Para garantir mais espaços para o atendimento à população pelos gabinetes e a participação nas Audiências Públicas, a Mesa Diretora biênio 2021-2022 e o Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais estão em acertos jurídicos para que o prédio do atual Fórum Benjamin Colucci, também no Parque Halfeld, seja transformado na Câmara Municipal.
Tecnologia a serviço de Juiz de Fora
Em 2021, todos os gabinetes dos vereadores e setores administrativos receberam 40 novos notebooks e 25 computadores para o exercício funcional, já adequados aos programas capazes de atender de maneira mais eficiente a população. Com novos equipamentos, a Escola do Legislativo promoveu uma série de cursos de capacitação.
O Open Project garante que os servidores acompanhem melhor as demandas do que está em trâmite na Câmara, além de facilitar a fiscalização dos processos de contratação de compras e serviços porque permite uma inspeção recíproca entre setores. O Open Project é um programa usado em grandes instituições públicas e privadas e vai racionalizar o trabalho e avançar os processos.
Seguindo a máxima de lisura e efetividade de atuação, os servidores passaram por cursos de capacitação voltados à implementação do Pregão Eletrônico, modalidade de licitação prevista nas contratações da Administração Pública que torna os procedimentos mais transparentes, com ampla concorrência, ágeis e econômicos. Com a implantação da nova modalidade, a Câmara Municipal pretende otimizar os processos de contratação.
Para economia de custos com arquivamentos e eliminação de papéis, a Câmara vai aperfeiçoar o processo legislativo eletrônico com conexão mais ágil para atos virtuais entre o Poder Executivo e o Poder Legislativo por meio do processo eletrônico.
Para dar mais visibilidade às ações que acontecem na Câmara Municipal, em breve teremos um novo site e aplicativo. O site é preparado para atender às demandas de acessibilidade e navegabilidade, trazendo mais agilidade nas informações. Já com o aplicativo, a população poderá se informar sobre leis e fazer sugestões na palma da mão.
Economia, agilidade e sustentabilidade
Com a proposta de qualificar e capacitar os servidores para excelência nos atendimentos e acompanhamento das mudanças legais e tecnológicas dos processos administrativos e de atendimento ao público, a Escola do Legislativo em 2021 promoveu 34 eventos com natureza de capacitação, com destaque para o lançamento dos Encontros Elejuf, realização de Oficinas Interlegis, recepção de novos servidores e treinamento para adoção do acompanhamento do processo administrativo eletrônico.
E para 2022, a Escola do Legislativo prepara uma série de novos cursos de qualificação. O edital para contratação temporária de professores para as capacitações está aberto – tudo para tornar o processo mais transparente e criar oportunidades para os profissionais da área da educação de Juiz de Fora. O edital está disponível no site da Câmara Municipal e traz oportunidades para professores nas seguintes áreas: Gestão de pessoas no setor público, Teoria geral da Administração Pública, Contabilidade para o setor público, Controle interno – prevenção e gestão de riscos, Licitações e contratos públicos, Finanças públicas e sistema orçamentário, Transparência pública e acesso à informação: teoria e prática.
Essa formação oferecida pela Câmara Municipal, por intermédio da Escola do Legislativo Professor William Coury Jabour, tem o objetivo de, por meio do conhecimento, fortalecer e solidificar a atuação da Câmara para que o serviço prestado à população tenha cada vez mais qualidade, eficiência e transparência. Servidores bem preparados, informações atualizadas e construção de saberes que gerem benefícios para nossa cidade são elementos que estão no horizonte de objetivos de mais essa ação do nosso Legislativo.
Servidores em constante capacitação
Como parte do plano de modernização da Câmara Municipal, a Mesa Diretora biênio 2021-2022 tem concentrado esforços em melhorar e incrementar as condições de trabalho e as carreiras dos servidores efetivos. Para isso, uma comissão composta por servidores e diretores fez ao longo de 2021 a revisão dos procedimentos internos e operacionais nos fluxogramas de cada setor para detalhamento e melhor compreensão da organização e sistematização das práticas internas.
Por meio desse trabalho, está sendo possível identificar as otimizações no fluxograma para (re)adequações em cargos que irão possibilitar a criação de um plano de carreira dos servidores da Câmara Municipal e a revisão de cargos e cargas horárias compatíveis com as legislações profissionais específicas. Como consequência, a Câmara espera realizar ainda no primeiro semestre de 2022 um novo concurso público para o preenchimento de carreiras técnicas. Uma delas é a de intérprete de Libras para o atendimento ao público e interpretação da programação da JFTV Câmara.
Anúncio do Concurso para 2022
Instagram: @camaramunicipaljf
Facebook: /camaramunicipaljf
Site: www.camarajf.mg.gov.br/
YouTube: JFTV Câmara – Canal 35.1
JFTV Câmara – Canal 35.1