“Teremos a satisfação de inaugurar o nosso parque de exposição, no terreno adquirido pela Prefeitura. Ainda há obras para fazer, mas agora temos nosso próprio local para sediar a Expo Mudas”, observou o pefeito Manoel Rodrigues.
A produção de mudas cítricas, frutíferas, ornamentais e florestais coloca o município de Dona Euzébia, a 129Km de Juiz de Fora, em primeiro lugar no estado de Minas e em segundo no país no ranking dos maiores expoentes do setor. Não por menos, a cidade é conhecida em todo o Brasil, não apenas em relação aos produtores, mas também aos caminheiros que, diariamente, transportam e distribuem cerca de 85% da economia local.
Em entrevista à Rádio Transamérica nesta semana, o prefeito Manoel Franklin Rodrigues destacou, inclusive, o volume de exportação das mudas que já impacta novos mercados. A cidade está nos preparativos finais para o evento anual, a Expo Mudas, que mobiliza os moradores e atrai turistas durante os cinco dias de realização. Além da oportunidade de negócios, a iniciativa inclui atrações culturais, gastronômicas e de lazer que movimentarão o novo Parque de Exposição, entre os dias 14 e 18 de setembro. Na programação, apresentações de artistas nacionais, como Cléber e Cauan e Bonde do Forró.
“Teremos a satisfação de inaugurar o nosso parque de exposição, no terreno adquirido pela Prefeitura. Ainda há obras para fazer, mas agora temos nosso próprio local para sediar a Expo Mudas”, observou Manoel Rodrigues. Na preparação do evento, foi aberto edital para a chamada dos produtores de mudas e plantas interessados em participar da edição 2022. Segundo o prefeito, a procura foi grande e todos estão dispostos a mostrar o que há de melhor aos visitantes. Por isso, garante que o público irá se deparar com inúmeras espécies de plantas.
Ao fazer um balanço de sua administração, o prefeito Manoel Rodrigues destacou as obras de pavimentação em 30 ruas
Com população estimada em pouco mais de 6,5 mil habitantes, Dona Euzébia integra a Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paraibuna (AMPAR) e o Consórcio Intermunicipal Multifinalitário do Vale do Paraibuna (CIMPAR). A parceria tem rendido bons resultados. O prefeito destacou que o trabalho desenvolvido pelas duas entidades é fundamental para o crescimento e o desenvolvimento da cidade que se orgulha de ter baixo índice de desempregados. “Nós, hoje, praticamente, não temos desemprego, apesar de algumas situações estarem na economia informal”, disse.
Entre os benefícios da associação à AMPAR e ao CIMPAR está o acesso ao Serviço de Inspeção Municipal (SIM/CIMPAR) que tem contribuído muito para que produtores rurais possam expandir suas vendas, a partir da garantia da qualidade aos consumidores. Caso fosse responsabilidade somente do município, explicou o prefeito, ficaria muito oneroso para os cofres públicos manter o trabalho oferecido pelo consórcio, em função da expertise e da variedade de profissionais envolvidos.
Ao fazer um balanço de sua administração, Manoel Rodrigues destacou as obras de pavimentação. “Já pavimentamos, aproximadamente, 30 ruas desde que assumi. Agora, estamos pavimentando uma comunidade rural que nem os moradores imaginavam que era possível. Estamos melhorando a qualidade de vida para essas pessoas”, finalizou o prefeito.
Associados
AMPAR/CIMPAR Zona da Mata
Municípios unidos e fortes!
Para ser um associado
Acesse: https://amparzonadamata.org.br