Ibor emprega, aproximadamente 600 colaboradores diretos e possui uma frota moderna e diversificada que ultrapassa a 400 veículos pesados
A localização do distrito industrial de Juiz de Fora na Zona Norte foi determinante para que a Ibor Transporte Rodoviário decidisse transferir suas operações para a região na década de 1990, ancorada no firme objetivo de expandir e desenvolver seus negócios. Não por menos, a empresa é hoje uma das grandes de seu segmento, empregando, aproximadamente 600 colaboradores diretos e com uma frota moderna e diversificada que ultrapassa a 400 veículos pesados. Um minucioso trabalho de manutenção própria, preventiva e corretiva, proporciona tranquilidade, segurança e confiabilidade às operações.
“Nosso principal cliente está localizado na Zona Norte. Como o foco é o transporte de carga pesada – aço siderúrgico e minério de ferro -, é muito difícil transitar com carreta de 30 metros, de 18 metros, no centro da cidade”, observa o diretor da Ibor, Luiz Antônio Bordim Júnior, ao explicar a opção da empresa em mudar o endereço da sede antes localizada na região central de Juiz de Fora. “A escolha pela Zona Norte considerou a proximidade com a BR-040 e também com o Distrito Industrial”, acrescenta a diretora administrativa, Juliana de Castro Bordin Scheffer.
Como a meta era a expansão dos negócios, a Ibor também considerou as oportunidades de expansão territorial e, em mais este aspecto, a Zona Norte levou vantagem. Tanto que a transportadora fecha o ano ocupando área útil de 90 mil metros quadrados, onde estão instalados escritório, oficina, lavador, posto de abastecimento e espaço destinado à reforma e ao desenvolvimento de novos implementos rodoviários.
A identificação da Ibor com a Zona Norte se estende para além da presença de seus clientes e dos mais de 20 anos de operação. “Procuramos firmar parceria com empresas e prestadores de serviço que também estão aqui”, observa o diretor Luiz Antônio. Como exemplo, ele cita oficinas de lanternagem que atendem toda a frota de veículos. “Todas estão ao nosso redor”, acrescenta, ciente da importância de fortalecer a rede de fornecedores com o estímulo ao desenvolvimento de negócios locais.
Além de parcerias com empreendedores e empresas, a transportadora também procura contratar pessoas que sejam moradores da região. A diretora Juliana Scheffer explica que não se trata de um pré-requisito, mas profissionais que estão radicados na Zona Norte levam vantagem nos processos de contratação, uma vez que é fundamental considerar questões como mobilidade, que é indicador de mais qualidade de vida para os colaboradores.
ACESSO NORTE
Entre as obras que beneficiaram a região nos últimos anos e que impactaram diretamente nos negócios da Ibor está a construção do Acesso Norte. “A região era praticamente outra cidade. Hoje, o acesso já está bem mais fácil. A evolução da Zona Norte tem sido muito boa em termos de infraestrutura, crescimento do comércio e implantação de clínicas de saúde, porque isso facilita a vida dos nossos funcionários. A Zona Norte tem evoluído muito à medida que mais empresas estão sendo atraídas para cá”, finaliza Juliana, que aposta no enorme potencial da região não apenas para sua própria expansão, como também para o desenvolvimento de Juiz de Fora como um todo.
Rua Maria Eugenia, 696 / 36090-220 – Juiz de Fora – MG
(32) 2102-7675