“Vamos ampliar os serviços que já oferecemos aos municípios consorciados e focar na área da educação que, por causa da pandemia, ficou prejudicada”, David Carvalho Pimenta presidente do CIMPAR.
O prefeito de Simão Pereira, David Carvalho Pimenta, tomou posse como o novo presidente do Consórcio Intermunicipal Multinalitário do Vale do Paraibuna (CIMPAR), no último dia 28. Em entrevista à Rádio Transamérica, ele detalhou os planos da entidade para os próximos dois anos de mandato e destacou a participação de vários chefes do poder Executivo em sua chapa. Para ele, todos os municípios consorciados ganham com essa união de forças.
“Minas tem quase 900 cidades. Se a gente for conversar com o Governo estadual e federal, representando apenas uma cidade, a diculdade é muito grande, porque a demanda é muito pequena comparativamente. Mas, a partir do momento, em que se está representando 44 municípios, com a assessoria de um advogado, o apoio é diferente, uma vez que são demandas maiores e para um número maior de cidades. Por isso, o CIMPAR e a Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paraibuna (AMPAR) são tão importantes”, destacou David Pimenta.
Em sua gestão, o novo presidente garante que dará continuidade aos esforços de disseminar as iniciativas que já são bem-sucedidas, como é o caso do Serviço de Inspeção Municipal (SIM/CIMPAR), certificado de qualidade para produtos derivados de origem animal, que permite aos produtores rurais a expansão do mercado consumidor, alcançando todos os municípios que integram o consórcio. Durante a entrevista, David ressaltou também o trabalho de assessoria para licitações de medicamentos, aquisição de peças de veículos e ainda iluminação pública.
“Vamos ampliar os serviços que já oferecemos aos municípios consorciados e focar na área da educação que, por causa da pandemia, ficou prejudicada. Nossas crianças ficaram bem desatualizadas. Agora é o momento de oferecer aulas de inglês, horário integral, além de livros e material didático”, disse.
O novo presidente ressaltou também o projeto que está em fase de desenvolvimento na área da saúde. “Temos um problema muito grande nos municípios, que é a falta de médicos e de remédio. Sempre que o médico concursado precisa se ausentar por um longo período, não conseguimos colocar outro profissional rapidamente, porque temos que abrir um processo licitatório que, muitas vezes, demora. O município fica um bom tempo sem médico. Queremos fazer um modelo em que se consiga contratar um médico em até 24 horas e realizar o pagamento dentro da lei”.
As chuvas que castigaram diversas cidades da região neste ano também foram abordadas pelo presidente do CIMPAR. Ele explicou que a entidade está empenhada junto às prefeituras, a m de melhorar as condições capazes de evitar as enchentes.
“O consórcio oferece o serviço de topografia. E agora também oferecemos aluguel de máquinas pesadas, escavadeiras e caminhões por um preço melhor, para desobstrução de ribeirões, redes de manilha, asfaltamento e calçamento. Cada município planeja as suas obras com seus engenheiros, para que, a cada ano, tenhamos menos tragédia”, observou David Pimenta.
Além do novo presidente, também tomaram posse os seguintes diretores e conselheiros fiscais para os próximos dois anos: José Maria Novato (prefeito de Ewbank da Câmara), Jucélio Fernandes de Oliveira (prefeito de Chácara), Fábio Nogueira Machado (prefeito de Santa Bárbara do Monte Verde), Marcos Aurélio Valério Venâncio (prefeito de Coronel Pacheco), Carlos Roberto Mendes (Prefeito de Matias Barbosa), Cláudio Mannarino (prefeito de Levy Gasparian), José Paulo de Oliveira Franco (Prefeito de Belmiro Braga) e Gabriel Matias Gonçalves.
Associados
AMPAR/CIMPAR Zona da Mata
Municípios unidos e fortes!
Para ser um associado
Acesse: https://amparzonadamata.org.br