PUBLIEDITORIAL

AMPAR e CIMPAR começam 2022 atuando em diferentes frentes para apoiar municípios e produtores rurais

Fortes chuvas que castigaram a região, sobretudo a zona rural, exigiram atuação e presença da associação e do consórcio junto às prefeituras, com participação nos processos de licitação para aquisição de máquinas e equipamentos

Por AMPAR/CIMPAR

AMPAR e CIMPAR começam 2022 atuando em diferentes frentes para apoiar municípios e produtores rurais

Esse ano começou com muito trabalho para a Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paraibuna e para o Consórcio Intermunicipal Multifinalitário do Vale do Paraibuna (AMPAR/CIMPAR). As fortes chuvas na região trouxeram prejuízos às cidades, sobretudo, nas estradas para as zonas rurais. As duas entidades atuaram intensamente junto as prefeituras para auxiliar no que fosse necessário.

O secretário executivo do CIMPAR, Paulo Neves, explica que a tarefa não foi fácil, mas a união fez a força para que todos conseguissem superar os diferentes desafios. Segundo ele, o apoio foi fundamental para que prefeitos e gestores pudessem ter com quem contar, na medida em que as chuvas vieram com força e intensidade.

“Um ano que começou um pouco complicado por conta das chuvas, mas nós do CIMPAR, juntamente com a AMPAR, tivemos um trabalho intenso, dando cobertura aos municípios nos momentos mais difíceis. As situações mais complicadas foram em Santana do Deserto e em Cataguases. Tivemos outros municípios com problemas, mas esses dois foram os que apresentaram maior dificuldade”, conta.

AMPAR e CIMPAR começam 2022 atuando em diferentes frentes para apoiar municípios e produtores rurais

“A novidade é que nós certificamos agora, em Belmiro Braga, um queijo artesanal”, comemora Paulo Neves, se referindo ao selo SIM/CIMPAR

Novidade em relação ao selo SIM/CIMPAR

Esse ano também começou com uma boa notícia em relação ao Selo de Inspeção Municipal (SIM/CIMPAR). Depois de 40 produtos certificados, um queijo produzido em Belmiro Braga obteve o selo de produto artesanal. Paulo Neves comemora o feito que irá abrir portas para outros produtores.

“A novidade é que nós certificamos agora, em Belmiro Braga, um queijo artesanal. Conseguir um selo de produto artesanal é mais complicado, porque é necessário controle de vacinação do rebanho e padrão de qualidade do produto in natura. É o primeiro produto com essas caraterísticas que foi certificado, depois de outros 40 que já possuem o SIM/CIMPAR”.

Além da certificação dos produtores, que é vital para atestar não apenas a qualidade do produto, mas também dos processos de fabricação, o consórcio está trabalhando interna e intensamente na criação e no desenvolvimento de estratégias de comercialização. O objetivo é garantir a penetração dos produtos não só nos municípios associados, assim como em o todo território nacional.

AMPAR e CIMPAR começam 2022 atuando em diferentes frentes para apoiar municípios e produtores rurais

O secretário executivo da AMPAR, Agostinho Paiva, explica as vantagens da utilização das lâmpadas de LED na iluminação pública.

Licitações a todo vapor

Outro ponto em que AMPAR/CIMPAR estão atuando intensamente se refere aos processos licitatórios nos municípios. Um exemplo é na licitação de máquinas e equipamentos, para que as prefeituras tenham condições de montar patrulhas mecanizadas, uma vez que é impossível uma associação que atende 41 municípios ter maquinário para atender a todos. Por isso, o consórcio abre frentes, como licitações compartilhadas.

Mais um bom exemplo são as licitações relativas a iluminação pública com a substituição das lâmpadas convencionais por outras de LED. O secretário executivo da AMPAR, Agostinho Paiva, explica as vantagens da mudança. “Além de melhorar a luminosidade, lâmpadas de LED também representam economia na despesa com a conta de energia elétrica. A redução pode chegar a 80% para as prefeituras, assim como impacta também no valor da taxa de iluminação pública para o consumidor”.

Mão de obra especializada e esporte

Por meio de parceria com uma universidade nota máxima no MEC, AMPAR/CIMPAR estão promovendo a capacitação profissional, com a oferta do curso tecnólogo de gestão pública na modalidade a distância. O aluno pode estudar em casa, sem necessidade de deslocamento para outros centros maiores. A ideia é fortalecer administrativamente os municípios.

“O curso de gestão pública é a primeira demanda. Nós temos perspectiva de abrir turmas em 15 cidades como um braço da universidade. Outros cursos serão oferecidos posteriormente, para evitar que o estudante tenha que sair do seu local de residência”, observa Paulo Neves.

Outro tema que está em evidência na AMPAR/CIMPAR é o esporte. Neste domingo, dia 20, será realizada a primeira Canoagem Ecológica em Proteção ao Meio Ambiente, no Rio Pomba. O propósito é unir esporte e conservação ambiental, para promover a conscientização sobre a importância da manutenção dos rios.

consórcio    consórcio

Para ser um associado
Acesse: https://amparzonadamata.org.br

Conteúdo de responsabilidade do anunciante