Final de ano é período propício para avaliar se as ações desenvolvidas ao longo de doze meses alcançaram o resultado esperado para o exercício. Para a Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paraibuna e do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário do Vale do Paraibuna (AMPAR/CIMPAR) há motivos de sobra para comemorar. Afinal, os serviços oferecidos aos consorciados contribuíram efetivamente para o desenvolvimento e o crescimento das cidades.
“Realizamos vários projetos, como assistência jurídica, asfalto e consultoria ambiental. Assim como o SIM/CIMPAR, que é o Serviço de Inspeção Municipal. Nesse ano, estamos buscando adesão ao SISBI. Isso significa que nosso produtor certificado poderá vender o seu produto em todo território brasileiro. Temos também o serviço de castração animal, em que atendemos a 43 municípios, com foco, em 2022, para Juiz de Fora. Foram mais de 40 eventos. Em Leopoldina, também obtivemos um bom resultado”, enumera o secretário executivo do CIMPAR, Gabriel Matias Gonçalves.
Para 2023, já está planejada a castração animal nas cidades de Matias Barbosa e Cataguases. O secretário adianta que outros planos terão como alvo as estradas vicinais, ou seja, aquelas que não possuem revestimento asfáltico. O objetivo, segundo ele, é assegurar manutenção periódica, para melhorar o transporte escolar e também para escoar a produção agrícola.
“Muitos municípios não têm mão de obra qualificada e não possuem maquinário suficiente, adequado para fazer essa manutenção, o que deixa o produtor rural às vezes sem alternativa. Mas com esse novo projeto vamos garantir para cada município, no mínimo, 400 horas anuais de serviço de ampliação e manutenção de estradas vicinais”, explica Gabriel.
“Realizamos vários projetos, como assistência jurídica, asfalto e consultoria ambiental. Assim como o SIM/CIMPAR, que é o Serviço de Inspeção Municipal” Gabriel Matias Gonçalves secretário executivo do CIMPAR
Para ampliar e qualificar ainda mais os serviços, a AMPAR, acaba de lançar a Universidade Corporativa AMPAR – UNIAM[1]PAR, em parceria com a Leandro Morilhas Soluções Educacionais (LMSE), uma das mais modernas startups de Educação Corporativa 4.0. A primeira investida é o Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública. O secretário executivo do CIMPAR explica que esse é apenas o primeiro curso e que o objetivo é aumentar a oferta, de acordo com as necessidades dos municípios associados.
“Vamos através do consórcio, ampliar e oferecer cursos de capacitação para a população destas cidades e não apenas para o funcionalismo público. Todos podem fazer o curso que será on-line com total clareza, colocando em prática os problemas que enfrentamos dentro dos municípios. O primeiro curso que temos como objetivo é na área pública, mas nada impede sob demanda dos gestores municipais que possamos abrir espaço para outras capacitações”, observa Gabriel.
Hoje, são 43 municípios consorciados e 41 municípios associados. Dois deles são Valença e Comendador Levy Gasparian, localizados no estado do Rio de Janeiro. A meta é que esse número cresça ainda mais em 2023.
“Sempre que algum prefeito nos pro[1]cura para saber um pouco mais sobre a instituição, fazemos questão de ir até o município explicar sobre os nossos projetos, nosso trabalho, nossos valores, nossa visão e as nossas metas. Estamos sempre expandindo. Em um ano, a gente pretende alcançar de oito a dez novos municípios”, afirma o secretário Gabriel Gonçalves, agradecendo a todos que trabalham para fortalecer ainda mais os serviços oferecidos pela AMPAR e pelo CIMPAR.
Associados
AMPAR/CIMPAR Zona da Mata
Municípios unidos e fortes!
Para ser um associado
Acesse: https://amparzonadamata.org.br