PUBLIEDITORIAL

AMPAR e CIMPAR projetam jogos esportivos entre municípios em 2022

O professor e coordenador de Projetos da AMPAR/CIMPAR, Rogério Santana, antecipa as iniciativas que já estão estruturadas para o próximo ano

Por AMPAR/CIMPAR

AMPAR/CIMPAR inicia projeto piloto de jogos regionais entre municípios de sua base de associados, explica Rogério Santana

Esse foi um ano muito especial para a Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paraibuna e para o Consórcio Intermunicipal Multifinalitário do Vale do Paraibuna (AMPAR/CIMPAR). Com os objetivos alcançados, as duas entidades já almejam planos ambiciosos para 2022. O esporte, por exemplo, vai chegar com tudo, para ampliar ainda mais integração entre as 42 cidades associadas. Professor e coordenador de Projetos AMPAR/CIMPAR, Rogério Santana explica que as iniciativas para o próximo ano já estão bem encaminhadas.

“Com a pandemia, adiamos o projeto piloto dos jogos da AMPAR que visam contribuir para a maior integração entre os 42 municípios associados.  Já definimos os módulos, e o primeiro deles será o futsal com a realização de partidas regionais. Nossa intenção é abrir o leque para todos as modalidades esportivas. Pensamos no futsal primeiro, porque os munícipios já estão estruturados nesse esporte. O mesmo em relação às corridas de rua. Iniciamos as discussões e vamos fazer um circuito grande pelas cidades. Assim que possível, já vamos divulgar a primeira corrida e o calendário para as próximas”, detalha Rogério.

Além de incentivar a prática esportiva, um outro objetivo da AMPAR/CIMPAR é dar oportunidade e visibilidade aos talentos da região. “A gente sabe que o grande norte é criar oportunidades, porque, muitas vezes, falta o fomento. Nos bastidores dos esportes, a gente fica sabendo dos atletas que se destacam e que precisam ir para outro mercado, por falta de perspectiva. Estamos bem atentos a isso e acreditamos que muitos vão surgir”, acrescenta.

O principal papel do consórcio vai muto além do que prestar serviços isolados para cada cidade, observa Rogério. “Nossa missão é a união dos municípios, através de políticas públicas que possam norteá-la e incentivá-la. Na relação com as cidades, a gente vê que seus anseios são os mesmos. Quando falamos em esporte é possível ver o brilho nos olhos das pessoas. É importante unir os municípios e nada melhor que o esporte para isso”.

Maratona de basquete mobiliza 150 pessoas

Para finalizar 2021 com chave de ouro, a AMPAR/CIMPAR apoiou, no último sábado, uma maratona de basquete. Foram 12 horas de prática ininterrupta. O evento contou com presenças importantes para a divulgação da modalidade.

“A maratona de basquete é uma iniciativa muito bacana. Tive a oportunidade de trabalhar em uma faculdade em Montes Claros e começamos essa ideia por lá. Agora, trouxemos o projeto para o Sport Club de Juiz de Fora, com partidas das 8h até as 20h. Dividimos 150 pessoas em dois grupos de 75. O clube está montando seu time de basquete adulto e estamos fomentando essa iniciativa”, conta o professor Rogério Santana.

O sucesso do evento foi tanto que a AMPAR/CIMPAR planeja apoiá-lo em outras cidades.  “Queremos chamar a atenção para essa modalidade esportiva em toda nossa área de abrangência. É uma ação divertida, mas também propícia para se falar em engajamento, em integração pelo esporte”, finaliza.

consórcio    consórcio

Para ser um associado
Acesse: https://amparzonadamata.org.br

Conteúdo de responsabilidade do anunciante