Às vésperas de comemorar seu centenário, a cidade de Bicas, localizada a cerca de 40Km de Juiz de Fora, com população de 14.612 habitantes, é a mais nova integrante da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paraibuna (AMPAR) e do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário do Vale do Paraibuna (CIMPAR). O contrato de adesão foi assinado pelo prefeito Hélber Marques Corrêa que aposta na melhoria crescente da oferta de serviços para a comunidade, considerando o enorme potencial da parceria com as duas entidades.
Em entrevista à Rádio Transamérica nesta semana, a Secretária Municipal de Meio Ambiente, Turismo e Proteção dos Animais de Bicas, Marina Lobo, comemorou o ingresso na AMPAR e no CIMPAR, e anunciou o retorno da famosa exposição agropecuária da cidade, entre os dias 10 e 13 de agosto, com shows de grandes nomes do cenário musical, como Luan Santana e Barões da Pisadinha.
“Vamos também valorizar nossos artistas locais. Por isso, todos os dias teremos apresentações de talentos da região. Para adquirir o passaporte que dá acesso ao local da exposição, basta entrar no site da Prefeitura de Bicas. Estamos nos estruturando, para receber os turistas em nossos hotéis e nossas pousadas. É uma alegria muito grande voltar a sediar a nossa exposição, que ficou dois anos sem acontecer por causa da pandemia”, explicou a secretária.
Quem quiser aproveitar a oportunidade para conhecer melhor o município poderá mergulhar no ambiente acolhedor característico das cidades mineiras. A praça São José, principal da cidade, que abriga a igreja Matriz, é o lugar preferido dos moradores, reunindo diferentes gerações, com direito a parquinho para as crianças, e espaços que acolhem idosos, adultos, jovens e adolescentes que se encontram para um divertido bate-papo. A praça com seu relógio feito de flores também é palco para as tradicionais festas juninas e para as feirinhas de artesanato.
O comércio de Bicas é bastante diversificado e, por isso merece destaque, com lojas de segmentos variados e supermercados. A cidade possui bons restaurantes e agências bancárias. Todos esses serviços foram se desenvolvendo no entorno da antiga ferrovia. A estação por onde circulavam os passageiros dos trens hoje funciona como rodoviária. O município possui o Santuário Ecológico Água Santa. Reza a lenda que as pessoas que tinham contato com as águas eram curadas de suas doenças.
Como curiosidade, Bicas é a cidade natal do jogador de futebol, Danilo, que, atualmente, integra o time da Juventus, na Itália. Ele já defendeu a seleção brasileira em diversas oportunidades, inclusive na Copa do Mundo da Rússia em 2018.
O governo municipal está bastante entusiasmado em contar com o apoio da AMPAR e do CIMPAR. Nas primeiras reuniões, já foram discutidos o desenvolvimento de novos projetos e a utilização de diversos serviços oferecidos pelas duas entidades.
“O prefeito está querendo uma mudança grande na cidade, com muitas obras, incluindo de pavimentação. O objetivo também é melhorar o calçamento das ruas, a infraestrutura e oferecer mais postos de saúde e escolas. O serviço de engenharia nos interessa muito, para que a gente consiga dar conta dos projetos dentro do nosso tempo de governo”, observa a secretária Marina Lobo.
Com o ingresso nas duas entidades, Bicas vai contar também com o Serviço de Inspeção Municipal SIM/CIMPAR, que é uma garantia de qualidade para os consumidores e a oportunidade de novos mercados para os produtores rurais que trabalham com derivados de produtos animais. “E não podemos esquecer do castramóvel, que é um serviço importante para a cidade. Acredito que essa parceria tem tudo para dar certo”, finaliza a secretária de Meio Ambiente, Turismo e Proteção
Associados
AMPAR/CIMPAR Zona da Mata
Municípios unidos e fortes!
Para ser um associado
Acesse: https://amparzonadamata.org.br