PUBLIEDITORIAL

Câmara Municipal de JF destaca a importância do outubro Rosa

Um dos grandes passos da atual gestão é um debate em Juiz de Fora, com o objetivo de consolidar o Centro Integrado de Atendimento à Mulher, previsto no Plano Estratégico

Por Câmara Municipal de Juiz de Fora

Câmara municipal

Fachada da Câmara Municipal com iluminação referente ao Outubro Rosa.

SEU CORPO, SUA VIDA. SEUS DIREITOS, NOSSA LUTA. 

Outubro é considerado o mês rosa, mês marcado por campanhas que evidenciam a necessidade da prevenção ao câncer de mama e os cuidados necessários com essa doença que acomete tantas mulheres ao redor do mundo. Garantir que elas acessem serviços de saúde, que tenham dignidade em seus tratamentos e, de um modo geral, em suas vidas, está como uma das grandes pautas do nosso trabalho na Câmara Municipal de Juiz de Fora. O diagnóstico precoce do câncer de mama dá a chance de cura em cerca de 95% dos casos, por isso precisamos evidenciar o tema e vamos além.

Por intermédio de nosso Plano Estratégico, buscamos ampliar as discussões de modo a abarcar todas as parcelas da sociedade. Demos possibilidades de participação aos vereadores e vereadoras e também às servidoras e aos servidores do nosso quadro, a fim de formatar ideias que possam orientar a elaboração de leis e também as ações de acolhimento da sociedade em nossa Casa Legislativa. Ao longo da gestão 2021-2022, o nosso objetivo é garantir que as mulheres estejam contempladas em nossa missão, visão e valores, por meio de projetos que abrirão cada vez mais espaços e que os direitos do público feminino estejam assegurados e protegidos.

A programação do Outubro Rosa na Câmara Municipal contempla ações que visam, prioritariamente, ao autocuidado relacionado ao câncer de mama e a orientações de acesso ao SUS, mas pensamos no amplo debate. Na ideia de que o corpo da mulher, seu lugar sagrado, é a sua própria vida e de que os seus direitos estão na pauta diária e na luta de nossos parlamentares, lançamos uma campanha que inclui também discussões sobre cuidados com a saúde, segurança e integridade das mulheres em nosso município.

Um dos grandes passos dados por nossa gestão será a realização de um debate entre mulheres importantes para a discussão do feminino em Juiz de Fora, com o objetivo de consolidarmos o Centro Integrado de Atendimento à Mulher, previsto em nosso Plano Estratégico. Enquanto Presidente desta Casa, sinto-me na obrigação de participar efetivamente dessa discussão e trazer sempre ao nosso ambiente o propósito da equidade de direitos, e que a Câmara esteja na ponta do desenvolvimento social da nossa querida cidade, ao lado de tantos movimentos importantes voltados para as questões das mulheres.

Por fim, trago aqui uma reflexão de Angela Davis, professora e filósofa estadunidense, cujo trabalho está ligado às causas das mulheres e do povo negro. Ela disse: “Você tem que agir como se fosse possível transformar radicalmente o mundo. E você tem que fazer isso o tempo todo”.

Que as mulheres possam mudar o mundo e que estejamos ao lado delas para também mudar – e, principalmente, para aplaudir a sua força e a sua garra.

Juraci Scheffer – Vereador e Presidente da Câmara Municipal de Juiz de Fora

Leia também: Câmara Municipal promove ações em prol da melhor idade

Confira as nossas ações do Outubro Rosa

Instagram: @camaramunicipaljf

Facebook: /camaramunicipaljf

 Sitewww.camarajf.mg.gov.br/

YouTube: JFTV Câmara – Canal 35.1

JFTV Câmara – Canal 35.1

Conteúdo de responsabilidade do anunciante