PUBLIEDITORIAL

Castração de animais de rua: Municípios da região recebem o serviço

Há mais de quatro anos, a Unidade Básica de Atendimento Animal percorre cidades ligadas à AMPAR/CIMPAR para a realização de castração de animais de rua, que proporciona bem-estar aos pets e a toda a população

Por AMPAR/CIMPAR

castração de animais de rua

A castração de animais de rua é questão de saúde pública. Na mesma medida em que ajuda a controlar a quantidade de cães e gatos abandonados, contribui para a diminuição de doenças entre eles, desde as sexualmente transmissíveis a vários tipos de câncer que podem ser desenvolvidos. Da mesma forma, quando castrado, é normal que machos fiquem mais mansos, o que, consequentemente, torna as vias públicas mais seguras para a população e os já domesticados. Ou seja, cuidar do bem-estar dos animais é cuidar também do ser humano.

A AMPAR/CIMPAR – Zona da Mata, desde seu início, se preocupa com o cuidado correto dos animais de rua. De acordo com Paulo Neves Paulo Neves, na época presidente do CIMPAR, a ideia de alguns prefeitos era a construção de um canil municipal. No entanto, em conversa com veterinários e cuidadores, felizmente todos entenderam que isso não erradicaria a proliferação. Há mais de anos, então, a Unidade Básica de Atendimento Animal foi criada, responsável pela castração em massa nas cidades.

Projeto de castração de animais de rua já demonstra resultado

O projeto já foi acionado em 35 das 37 cidades consorciadas e mostra que, cada vez mais, o assunto tem sido debatido entre prefeitos, que, agora, entendem a importância dessa esterilização. O trabalho da AMPAR/CIMPAR é feito de maneira eficaz, com a unidade que contempla todos os setores, com recepção do animal, anestesia, procedimento e recuperação. Um grande investimento foi feito para capacitar profissionais e estar presente na região toda.

Para receber em sua cidade o caminhão equipado, basta que o prefeito entre em contato com a AMPAR/CIMPAR, seja pelo site ou pelos canais de comunicação que os consorciados têm acesso. Depois disso, rapidamente é feito o contrato e agendada a realização. Tudo com preço justo.

O secretário executivo do CIMPAR Paulo Neves adianta que um grande trabalho será feito em Juiz de Fora. A expectativa é esterilizar 14.000 animais nesses dois anos. Outro exemplo que demonstra a eficácia é Matias Barbosa, que já realizou o procedimento em 2 mil animais.

castração de animais de rua

A médica veterinária da Unidade Básica de Atendimento AMPAR/CIMPAR, Vera Cristina Villas, o prefeito de São João Nepomuceno Ernandes José da Silva e o secretário executivo do CIMPAR Paulo Neves

castração de animais de rua

Equipe do SIM durante visita em Rio Pomba

castração de animais de rua

CIMPAR realiza feira para produtores rurais

Paulo Neves também destaca outra ação, dessa vez voltada aos produtores rurais. No dia 15 de outubro, em Juiz de Fora, acontecerá a primeira feira com os produtores que receberam a certificação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), que padroniza os alimentos de origem animal e garante qualidade e segurança aos consumidores.

De acordo com Neves, a ideia é abrir horizontes aos 40 produtores certificados e apresentar aos 300 que estão no processo de certificação a importância de estar na legalidade para a venda. Além disso, a proposta é aumentar o público consumidor para além de indivíduos e expandir para empresas regionais como padarias, mercados e o mercado institucional – como venda de alimentos para merenda das escolas e outros órgãos públicos. Com isso, todo o investimento se concentra na região e, consequentemente, movimenta a economia local.

A primeira feira contará ainda com cursos de capacitação, rodas de negócios, entre outras ações, com o apoio de algumas instituições que fomentam esse tipo de atividade. O evento piloto acontecerá em Juiz de Fora por ser a cidade polo. Mas, de acordo com o secretário, a ideia é levá-lo a outras cidades que fazem parte do consórcio. A próxima feira acontecerá em Cataguases. Acompanhe as redes sociais da AMPAR/CIMPAR para saber mais detalhes.

consórcioconsórcio

Para ser um associado
Acesse: https://amparzonadamata.org.br

Conteúdo de responsabilidade do anunciante