Veja como fazer T-Bone. O nome pode parecer estranho, mas a peça em si é bastante conhecida, principalmente por seu formato em T e por, quando pronta, ser bastante atrativa, seja pelo tamanho ou pela cor. Essa peça nobre nada mais é que um tipo de carne bovina formada por um osso que separa o contra-filé, que é o lado maior, e o filé mignon, o lado menor. O T-Bone pode ser o charme do churrasco do final de semana, mas, muitas vezes, surgem dúvidas quanto ao ponto certo da carne – por conter dois tipos – e o modo ideal de colocar na brasa. Para não cometer erros e surpreender, o Sheriff’s ensina passo a passo do preparo. É bem fácil, e o resultado é sensacional!
Todas as carnes do Nosso Xurras são de qualidade e, nesse caso, com ossos limpos. Ou seja, é só tirar da embalagem e colocar na churrasqueira que deve estar bem quente. O Sherriff’s, como de costume, usa a fire pit, feita de pedra sabão. Mas, para quem vai usar a tradicional, é importante que a grelha esteja no meio para atingir o ponto indicado.
Não tem um lado certo para colocar o T-Bone na grelha, mas todos os lados devem ser colocados para que a carne asse completamente e fique dourada. É só deixar um tempo e ir virando, inclusive as laterais e a gordura – que fica crocante e mais saborosa. Até antes de ficar pronta a peça é bonita e deixa um cheiro gostoso no espaço, além de um chiado impressionante ao entrar em contato com a grelha quente.
Sheriff’s destaca que as carnes com osso, como o T-Bone, são mais saborosas. É ele, inclusive, que assa a peça por dentro, enquanto vai recebendo o calor da churrasqueira. Durante o preparo, dá para perceber que o osso vai encolhendo e a carne incha. Isso mostra, também, a sua qualidade.
A peça de T-Bone deve ser dourada na grelha de todos os lados
O ponto certo é ao ponto para mal, tanto para o filé mignon, quanto para o contra-filé. Para saber se está na temperatura correta, é só usar o termômetro. Quando ele indicar entre 55ºC e 56ºC, pode tirar. Se ainda não tiver o utensílio em casa, é só usar o método com a mão que o Sheriff ‘s ensina no vídeo.
Ponto atingido? Pode tirar da brasa. É importante deixar a carne descansar por dois minutos. Isso faz com que os líquidos permaneçam, ficando mais suculenta e saborosa, e, ao mesmo tempo, não deixa a tábua cheia de caldo.
O modo certo de cortar é rente ao osso, tirando a parte do filé mignon e o contra-filé. Depois, é só partir normalmente. A carne até desmancha de tão macia. O osso pode ser descartado. Neste preparo, o Sheriff ‘s utilizou o sal de parilla do Uruguai, vendido no Nosso Xurras, mas pode usar qualquer um que seja do seu gosto – não faltam opções na loja. O chef e churrasqueiro sempre tempera depois de pronta.
Já deu para perceber que no Nosso Xurras tem de tudo: as mais variadas carnes e os diversos utensílios para prepará-las. Com as dicas do Sherriff’s, então, não tem erro mesmo! Continue acompanhando os vídeos no site da Tribuna para surpreender no churrasco.
Endereço: Alameda Pássaros da Polônia, 148/ Loja 101, Estrela Sul
Delivery pelos aplicativos: Goomer e iFood
Telefone/WhatsApp: (32) 99146-2122
Instagram: @nossoxurrasjf
Facebook: /nossoxurrasjf