A carne suína ainda gera muita dúvida quanto ao seu preparo. Ela é bem macia e pode render ótimos pratos. No churrasco, então, é um sucesso. A peça que mais pode surpreender é a picanha suína. Ela fica bem corada, com gordura crocante e suculenta. Mas tem que saber fazer. Errar no ponto, por exemplo, pode ser perigoso. No vídeo desta semana do Nosso Xurras, Sheriff’s ensina a fazer picanha suína. É só seguir o passo a passo, e o churrasco do final de semana está garantido.
O processo é até parecido com o da picanha bovina. Para começar, a picanha suína deve ser muito bem escolhida, com boa proporção de gordura e carne. No Nosso Xurras, todas as peças são escolhidas a dedo. Por isso, nesse ponto, não tem erro mesmo. Depois de comprada, brasa aquecendo, é importante usar o peso da faca, sem muita força na mão, para fazer pequenos cortes na gordura. Esse segredo é o que vai deixar a carne mais suculenta e a gordura crocante.
Feito isso e com a churrasqueira já bem aquecida, está na hora de colocar na brasa. Mas, se a sua for fire pit, como a do Sherriff’s, é importante lubrificar a base com óleo – o chef e churrasqueiro usa azeite. Agora, sim, pode colocar a picanha suína, começando com a parte da gordura.
Nessa hora, é só dar uma selada mesmo, nos dois lados. Quando já estiver com cor, pode tirar para cortar em steaks de tamanhos iguais. Depois, voltar para a churrasqueira e terminar de assar. Aos poucos, tem que ir virando a peça para que todos os lados, inclusive as laterais, toquem na brasa.
Para saber se está pronto, tem que ficar de olho na temperatura. O ponto da picanha suína é diferente. Ela deve ser consumida sempre ao ponto, entre 75° e 76°. Nessa temperatura, ela fica bem suculenta. Se passar, pode ficar ressecada e até dura. Nessa hora, não pode bobear.
Com o ponto atingido, picanha suína bonita, pode tirar da churrasqueira e deixar descansando por 2 minutos para, depois, cortar. Ela vai estar bem suculenta e macia, no ponto certo.
A dica do Sherriff’s, além de salgar com o sal de parrilla, é usar molhos como acompanhamento. Ele usa dois: o de mostarda e o de chilli. Esses itens tem no Nosso Xurras, que já mostrou que tem tudo para o churrasco, de utensílios a carnes e bebidas – tudo de qualidade.
Às vezes, pode ter tudo para o churrasco, menos o lugar. Acontece. O Nosso Xurras, além dos produtos, tem um deque com uma ótima vista para unir a família e os amigos. E uma boa localização: no começo do Estrela Sul. É só entrar em contato com o Tiago para combinar a data.
Endereço: Alameda Pássaros da Polônia, 148/ Loja 101, Estrela Sul
Delivery pelos aplicativos: Goomer e iFood
Telefone/WhatsApp: (32) 99146-2122
Instagram: @nossoxurrasjf
Facebook: /nossoxurrasjf