Há 37 anos, no dia 11 de setembro de 1984, nascia o Plasc, a operadora de saúde da Santa Casa de Juiz de Fora. O projeto foi vislumbrado pelo Doutor Juracy Neves, empresário da cidade, que, com sua visão empreendedora, vislumbrou a possibilidade de gerar recursos para a Santa Casa com um serviço próprio, de maneira a fazer com que o hospital continuasse exercendo a filantropia. Desde o início, como rememora o atual diretor-técnico Doutor Gilberto Quinet, o plano tem grande aceitação da população juiz-forana, principalmente porque, na época, a instituição era hegemônica na cidade, sendo a principal no setor da saúde. O Plasc, por esse motivo, proporcionava segurança ao promover assistência dentro de um hospital de grande magnitude, como a Santa Casa. Agora, a equipe está remodelando todo o processo de gestão para melhorar a experiência do beneficiário, para que seja cada vez mais eficaz e acolhedora.
Ao longo desses anos, o Plasc foi se desenvolvendo, mantendo o respaldo da Santa Casa e, desde sempre, buscando proporcionar, cada vez mais, bem-estar e qualidade de vida. A própria instituição, por si só, merece destaque, já que possui mais de 500 leitos e realiza de cirurgias eletivas a procedimentos de alta complexidade, como transplantes, sendo, inclusive, destaque no transplante de rins. Por isso, dispõe de diferenciais que alavancam não só o plano, mas, também, o serviço prestado. O principal deles é ser produto de Juiz de Fora, pensando, primeiramente, na realidade e nas condições do município. Por esse fator, é normal que haja mais identificação entre população e servidores. Além disso, por ter sua sede na cidade, o acesso aos serviços e aos diversos setores da empresa é facilitado, o que melhora, então, o relacionamento entre beneficiários e equipe.
O acesso facilitado acontece em todos os âmbitos. O Plasc tem ecossistema de saúde próprio e, com isso, consegue gerenciar a assistência e atender com qualidade todas as demandas do beneficiário. Exemplo disso é o Espaço Clínico que, recentemente, foi ampliado e conta com 41 consultórios e 23 especialidades médicas. “Nossa forma de atender é diferente. Quem visita o espaço clínico fica surpreso, porque, embora tenha número expressivo de consultórios, não tem sala de espera. Criamos logística de atendimento, e quando o beneficiário espera é no máximo 15 minutos”, destaca o diretor-técnico do Plasc, doutor Gilberto Quinet. As consultas têm duração de 30 minutos, mesmo no retorno. E, quando necessário, pode, inclusive, se estender, dependendo da necessidade. O foco é fazer com que as consultas sejam melhores e com mais resolutividade. Recentemente, uma pesquisa de satisfação com 1.835 clientes revelou aprovação de 97% entre bom e excelente; 2% regular e 0,2% de péssimo. Para o diretor-técnico, essa marca demonstra um resultado extraordinário.
Além do Espaço Clínico na Avenida Rio Branco, existe também o de Benfica, com oito especialidades para atender a Zona Norte. A Clínica da Saúde, espaço especial de atendimento com consultórios integrados de psicologia, nutrição e fonoaudiologia, segue os mesmos princípios.
"Nossa operadora de saúde apresenta baixa taxa de sinistralidade com 48,36% e a média nacional é em torno de 80%. Temos que ajudar as pessoas a viverem de forma mais saudável. Por isso, investimos constantemente na qualificação do nosso atendimento e apostamos em soluções que agilizam o relacionamento com nossos beneficiários"
Espaço Clínico foi ampliado e conta com 41 consultórios e 23 especialidades médicas
Recentemente, foi criado o Meu Médico Plasc: uma clínica de atenção integral à saúde, em que o médico acompanha o paciente durante todo a vida. Esse serviço faz referência ao antigo médico de família. Além da promoção da saúde, há ensinamentos sobre autocuidado e oficinas diversas para auxiliar no tratamento e na prevenção de doenças. O paciente é tratado de forma acolhedora e humanizada, de acordo com suas necessidades.
O Plasc aderiu, também, às novas tecnologias durante a pandemia, e implementou o sistema de teleorientação e telemedicina. Na teleorientação, o beneficiário tem acesso, de segunda a sexta, entre 7h e 19h, a um médico responsável por tirar todas as dúvidas, desde questões simples às mais complexas, como sobre Covid-19, por exemplo, bastando ligar para o número 3250-1212. Por meio desse serviço, pode-se reduzir uma visita ao médico, e, dentro de casa, é possível receber prescrição ou pedido de exame, com assinatura eletrônica do médico.
Durante a pandemia, o Conselho Federal de Medicina aprovou a telemedicina, que permite a realização de consultas por meio digital. Todas as áreas contempladas pelo Espaço Clínico possuem a possibilidade de serem feitas dessa forma, com a mesma duração e o mesmo protocolo, com segurança e eficiência. Ao ligar para marcar a consulta, é só optar por qual meio o paciente quer que seja feita. Isso demonstra, de maneira clara, que o Plasc possui todos os serviços que um plano de saúde moderno dos grandes centros.
Além disso, o Plasc também possui laboratórios próprios, somando cinco em Juiz de Fora, sendo um deles na Zona Norte. Os resultados são completamente confiáveis, e é possível ter acesso a eles pelo próprio site do plano de saúde.
Outro serviço que faz a diferença é o de ambulância, para atendimento pré-hospitalar de urgência e emergência, funcionando 24h por dia, dentro de Juiz de Fora. Quando uma empresa possui convênio com o Plasc, caso haja necessidade de prestar socorro a algum funcionário durante o horário de trabalho, a ambulância pode ser acionada para prestar socorro e, posteriormente, levar até a Santa Casa para o atendimento completo.
O Programa Vida Saudável, levantado pelo Plasc, tem a finalidade de prevenir doenças e promover saúde, contando com vários projetos de atenção integral. Ele, inclusive, é responsável por fazer visitas às empresas clientes para orientar funcionários sobre bons métodos para obter qualidade de vida. Outro que cumpre papel fundamental é o Natureza Perfeita: programa que visa o parto adequado, evitando cesarianas desnecessárias, para a melhor experiência tanto da mãe quanto do bebê. Mensalmente, as gestantes se encontram com médicos que orientam e ajudam a proporcionar o melhor parto.
Plasc atende Juiz de Fora e cidades vizinhas com rede assistencial única em que todos os beneficiários são contemplados com os mesmos serviços e acessos
"O Plasc é uma operadora muito bem estruturada, que cumpre os objetivos desde sua criação, que é prover recursos para a Santa Casa, para que ela continue a exercer sua filantropia com o atendimento a 200 leitos do SUS. Esse é o objetivo da operadora e sempre conduzimos dessa forma. A nossa função maior é a filantropia"
Desenvolvido com a finalidade de facilitar a realização de consultas e procedimentos, o aplicativo do Plasc pode ser baixado gratuitamente tanto nos aparelhos Android quanto IOs. O grande diferencial é a carteirinha virtual que, a partir de agora, pode ser apresentada nos consultórios e nas clínicas conveniadas, como alternativa à versão física. Disponível no app Plasc, ela traz todas as informações da carteirinha convencional, com a vantagem de ser em formato digital e estar presente diretamente no celular de cada usuário.
Além disso, o aplicativo conta com outros recursos, como: extrato de imposto de renda; extrato de utilização; extrato de coparticipação; guia médico digital; telefone das unidades do Plasc; whatsApp de atendimento ao cliente; agendamento de consulta on-line nos Espaços Clínicos; informações básicas dos planos, como porcentagem e datas de reajustes e, ainda, a 2ª via de boleto. Tudo concentrado em uma única plataforma para facilitar o acesso, de maneira mais rápida e segura, e na palma da mão, direto do celular.
Há dez anos, o Plasc criou o plano de interiorização, atingindo cidades vizinhas em que o Hospital Santa Casa é referência. Hoje, o plano possui escritórios em Santos Dumont, São João Nepomuceno, Lima Duarte e Rio Pomba. Além disso, possui rede assistencial de atendimento também em Matias Barbosa, Rio Novo, Mar de Espanha e Bicas. Isso significa que, nessas cidades, o Plasc tem os médicos, clínicas e hospitais conveniados. “São cidades que têm amor pela Santa Casa. Essa iniciativa foi feita para levar o Plasc para mais perto deles, para que possam ter uma melhor estrutura de atendimento e acesso à operadora”, afirma doutor Gilberto.
O Plasc tem 52 mil vidas, cerca de 50% são individuais e familiares, sendo líder de mercado em planos individuais na região. No setor empresarial, já somam mais de 3 mil empresas. “É um plano de saúde completamente estruturado. Hoje, temos um relacionamento ótimo com o cliente adequado, SAC 24h, relacionamento por WhatsApp, site e aplicativo próprio. Qualquer dúvida pode ser esclarecida por meios eletrônicos.”
Tudo isso por um custo justo, uma vez que a coparticipação é cobrada a preço de custo. Diferente de outros planos, o Plasc tem rede assistencial única. Ou seja, não possui plano melhor ou pior: todos os beneficiários são contemplados com os mesmos serviços e acessos.
Sobre o futuro, Gilberto Quinet declara: “O Plasc, dentro das suas perspectivas para os próximos anos, está trabalhando no programa de Acreditação das Operadoras, feito pela Agência Nacional de Saúde Suplementar, que estipula uma série de fatores para que se obtenha a certificação. Estamos trabalhando nesse sentido, inclusive revendo processos, buscando atendimento mais ágil e resolutivo, para os nossos beneficiários. Acreditamos que no ano que vem consigamos o selo de Acreditação, mostrando uma melhor gestão da saúde para os nossos beneficiários”.
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