PUBLIEDITORIAL

Evento inédito inaugura uma nova fase para SIM/CIMPAR

Realizada pelo CIMPAR, a primeira edição da feira e da rodada de negócios que uniu expositores e compradores foi um sucesso, e contou com a participação de especialistas da EMATER e do SEBRAE

Por AMPAR/CIMPAR

O presidente da AMPAR/CIMPAR Zona da Mata, José Maria Novato comemora o sucesso do evento (Foto: Fernando Priamo)

Para comemorar a bem-sucedida adesão dos produtores rurais ao Selo de Qualidade de Inspeção Municipal (SIM CIMPAR Zona da Mata), o Consórcio Intermunicipal Multifinalitário do Vale do Paraibuna (CIMPAR) realizou, na última quinta-feira, a Feira e a Rodada de Negócios do Produtor, com o objetivo de ampliar ainda mais as oportunidades de comercialização, assim como a visibilidade dos itens produzidos.

Na solenidade de abertura, o presidente da AMPAR/CIMPAR Zona da Mata, José Maria Novato, fez questão de destacar os resultados obtidos e os esforços empreendidos, para agregar valor à produção regional. “Esse evento é pioneiro. Por isso, é uma alegria trazer à nossa sede os produtores, depois de um trabalho intenso para a certificação do SIM CIMPAR Zona da Mata. Para nós da Associação e para os que estão expondo seus produtos a possíveis compradores é uma satisfação muito grande participar desta iniciativa”.

Secretário executivo do CIMPAR, Paulo César Santos Neves observou que, além de pioneiro, o evento marca uma nova fase para a Consórcio e também para os produtores que possuem o SIM CIMPAR Zona da Mata. “Ineditamente, estamos fazendo uma ponte entre o produtor e o mercado atacadista. É um momento muito importante para nós, que estamos entrando em um novo ciclo”, diz. 

Presidente da AMPAR/CIMPAR Zona da Mata, José Maria Novato (Foto: Fernando Priamo)

Secretário executivo do CIMPAR, Paulo César Santos Neves (Foto: Fernando Priamo)

Muito aprendizado e orientação aos produtores

Para orientar os produtores certificados em como criar oportunidades de negócio no mercado institucional, e também a diferenciar seus produtos no mercado como um todo, o CIMPAR organizou palestras com a participação de especialistas da EMATER e do SEBRAE.

Coordenador estadual da EMATER, Raul Machado falou sobre as oportunidades e o potencial do institucional para a agricultura familiar, além de mostrar como o produtor certificado poder ter acesso a esse segmento que cresce cada dia mais. O presidente da EMATER, Otávio Maia também falou com os produtores e contou uma novidade que os deixou bem animados. “Estamos negociando um contrato com a Secretaria de Educação com o grande objetivo de fortalecer a aquisição de produtos pelo Programa Nacional da Alimentação Escolar advindos da agricultura familiar”, disse.

Presidente da EMATER, Otávio Maia (Foto: Fernando Priamo)

Já o representante do SEBRAE, Marcelo Rother, fez uma abordagem sobre como diferenciar um negócio no mercado. Ele orientou os produtores a venderam de forma mais correta e assertiva, e falou sobre a importância, inclusive como vantagem competitiva, do produto ser certificado. “Dá mais segurança ao consumidor, porque atende aos requisitos, oferece garantia de conformidade e reforça a credibilidade da marca”.

Analista técnico do SEBRAE, Gustavo Magalhães destacou a importância da parceria entre SEBRAE e AMPAR/CIMPAR. “Esses produtores normalmente têm uma limitação territorial de comercialização dos seus produtos, e, a partir da obtenção desse certificado, conseguem uma ampliação de mercado muito significativa. Para nós do SEBRAE essa é uma oportunidade muito interessante e estamos dispostos a auxiliar os produtores nesse crescimento”.

Entre os produtos de origem animal expostos na feira estavam queijos, iogurtes, leite, ovos, defumados e mel.

consórcio    consórcio

Para ser um associado
Acesse: https://amparzonadamata.org.br

Conteúdo de responsabilidade do anunciante