Uma forma rápida e econômica de resolver definitivamente problemas que podem se arrastar por anos nos tribunais de Justiça. Essa é a proposta da Habitus Design de Solução de Conflitos que atua como facilitadora de soluções entre as partes, para a resolução de casos em menor tempo e com menos investimento. Para isso, o núcleo constituído por advogados colaborativos e mediadores combina novas e diferentes técnicas relativas ao Direito, à Administração e à Psicologia.
Atuando em vários segmentos, como família, empresarial, consumidor (superendividamento) e conflitos envolvendo órgãos públicos, a Habitus é credenciada pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais como núcleo de mediação. Todos os acordos entre as partes são homologados pelo juiz, garantindo a segurança jurídica para os envolvidos. Todos os procedimentos realizados na Habitus são obrigatoriamente regidos pelo princípio da confidencialidade.
“Oferecemos vários meios de resolução de conflito, como, por exemplo, a mediação, a conciliação, a negociação, o dispute board e o terceiro neutro, por meio de um pensamento sistêmico do conflito. Olhamos para o problema e propomos a melhor forma para resolvê-lo”, explica a sócia diretora da Habitus, Ivone Almeida.
As vantagens para os clientes e os advogados são inúmeras, a começar pela economia de tempo e dinheiro, uma vez que o conflito é resolvido no próprio núcleo, sem a necessidade de audiências perante um juiz. Além disso, são as partes, juntamente com seus advogados que, por meio do diálogo e do entendimento mútuo, chegam ao comum acordo.
“Trabalhamos critérios objetivos, como jurisprudência, doutrina e normas, para que o advogado também se sinta confortável. Ao mesmo tempo, agimos também sobre a emoção das pessoas, apresentando critérios lógicos que beneficiam a todos. Nos valemos ainda de encontros isolados que também são ferramentas da mediação. Podemos nos reunir primeiro com uma parte, depois com a outra ou só com os advogados. Assim, vamos trabalhando de forma sistêmica até que todos consigam ter o mesmo diálogo, baseado nos princípios da comunicação não violenta”, explica Ivone.
Na Habitus, o cliente encontra um ambiente acolhedor, com mesas redondas para estimular a colaboração, o estudo, a mediação. “Não existe diferença de posição. Ninguém é maior ou menor. Todos são iguais. O importante é a disposição para resolver o conflito”, afirma a sócia diretora.
Credenciado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM) e pela Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (EJEF), o núcleo de mediação também oferece cursos de formação e capacitação em gestão de conflitos. As inscrições começam na próxima semana. Mais informações estarão disponíveis no site da Habitus.
www.habitusmediacaoenegociacao.com.br
Rua Oscar Vidal, 307/1201 – Juiz de Fora – MG
CEP: 36016-290
(32) 3031-7485 das 13h30 às 18h30
(32) 99122-2612
(32) 99957-4502 das 8h às 20h
Instagram: @habitus.masc