O presidente José Maria Novato destacou a criação da Universidade Corporativa AMPAR – UNIAMPAR, como estratégia para capacitar e qualificar recursos humanos nos municípios de sua área de atuação.
As chuvas têm castigado cidades que fazem parte da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paraibuna (AMPAR). Por isso, um dos objetivos da entidade é a melhoria das estradas vicinais, seja por meio de obras de ampliação, seja pela manutenção mais efetiva das vias que são essenciais para o escoamento da produção agrícola. Em entrevista à Rádio Transamérica, o presidente da AMPAR e perfeito de Ewbank da Câmara, José Maria Novato, destacou as iniciativas que estão na agenda para 2023.
“O mau estado das estradas prejudica o escoamento da produção agrícola de um modo geral. Compromete a economia local, porque se o produtor não consegue o escoamento da produção não negocia e nem vende. O município, por sua vez, fica sem a receita. Ou seja, compromete todo o processo. Nosso projeto para as estradas visa resolver esse problema o mais rápido possível, já que é um setor tão importante para a economia”, explicou Novato.
Ewbank da Câmara, por exemplo, foi uma das cidades mais prejudicadas pelas chuvas na região, tanto que não haverá carnaval. O prefeito, porém, já avisou que, no próximo ano, a maior festa popular do país volta com força total. “Não há condições de fazer carnaval nesse período chuvoso. Tivemos muitas famílias prejudicadas. É um momento de tensão para a cidade e de muitas perdas. Mas, se Deus quiser, ano que vem vamos comemorar em dobro”.
Além da ampliação das estradas vicinais, a AMPAR segue com a oferta de diversos outros serviços a todo vapor. Entre eles, está a Universidade Corporativa AMPAR – UNIAMPAR, criada para capacitar e qualificar recursos humanos nos municípios de sua área de atuação. O projeto é fruto de parceria com a Leandro Morilhas Soluções Educacionais (LMSE).
“A UNIAMPAR tem o intuito de levar cursos para dentro das prefeituras e dar acesso virtual ao colaborador, visando qualificar ainda mais o servidor público. A capacitação é fundamental, para que ele tenha condições de lidar com situações, às vezes, inusitadas, tanto na administração municipal quanto em associações, embora o curso não seja exclusivo para servidores”, explicou Novato. A formação é aberta a qualquer profissional que pretenda ingressar ou ter mais conhecimento em administração pública.
Outro serviço destacado pelo presidente durante a entrevista foi o Selo de Inspeção Municipal SIM/CIMPAR que tem adesão crescente. “A cada dia que passa mais produtores estão buscando o SIM/CIMPAR, para credenciar seu produto formalmente, não só dentro do município de origem, mas em toda a gama de consorciados. Isso confere confiabilidade e credibilidade ao produto que está sendo negociado”, afirmou o presidente da AMPAR, ao destacar ainda outros serviços, como a castração animal, a assessoria jurídica e a tipografia. Para ele, o associativismo está crescendo substancialmente e de forma organizada, daí porque traz vantagens para toda população.
Para ganhar robustez e ter melhores condições de apoiar as prefeituras em diferentes frentes, a AMPAR e o Consórcio Intermunicipal Multifinalitário do Vale do Paraibuna (CIMPAR), este último presidido pelo prefeito de Simão Pereira, David Carvalho Pimenta, terão administração compartilhada.
“Fui reconduzido a mais um biênio como presidente da AMPAR. E, agora, fizemos parceria entre a Associação e o Consórcio. Será uma administração compartilhada entre o prefeito de Simão Pereira e eu, que assumi a vice-presidência do consórcio. Vamos fazer essa administração compartilhada e dar continuidade a toda gama de projetos. Estamos buscando novos parceiros para ampliar ainda mais os serviços oferecidos aos municípios”, concluiu Novato.
Associados
AMPAR/CIMPAR Zona da Mata
Municípios unidos e fortes!
Para ser um associado
Acesse: https://amparzonadamata.org.br