Aproximadamente 30km de Juiz de Fora, Coronel Pacheco tem pouco mais de 3 mil habitantes. O FPM (Fundo de Participação do Município) é a principal fonte de recursos os repasses são feitos pela União com base na proporção do número da população. Por essa razão, o valor do fundo na cidade é baixo e acarreta em uma série de dificuldades para a concretização de obras e reparos, entre outros serviços importantes.
De acordo com o prefeito da cidade, Marcos Aurélio Valério Venâncio (Coléu), e o vice-prefeito, Eder Rodrigues Lopes (Pretinho), fazer parte da Ampar/Cimpar – Zona da Mata facilita o trabalho e ajuda na realização de uma série de atividades que têm como foco o bem-estar dos cidadãos. Esse suporte é fundamental. Um exemplo disso é que o município utiliza os engenheiros da associação, faz uso das atas e das licitações, que ficam mais baratas e são feitas de maneira mais rápida e eficiente.
Os resultados obtidos pela atual administração são visíveis. O selo SIM é uma realidade em nosso município.
A transformação é direta na vida dos produtores rurais, que são muitos em Coronel Pacheco. O consórcio tem o selo SIM, que acompanha as produções para o caminho da legalidade. A partir disso, eles conseguem ter renda e produzir alimentos de origem animal com qualidade e segurança.
Graças ao empenho dos gestores de Coronel Pacheco, a primeira parcela do acordo que a Vale fez com as cidades de Minas Gerais chega aos cofres do município. Com um corpo técnico qualificado e comprometido em fazer mais pelo povo o prefeito Marcos Aurélio (Coléu) e seu vice Eder (Pretinho) vão aplicar parte dos R$ 750 mil em obras para solucionar os problemas da população com a chuva, desde alagamentos e desabamentos a ações preventivas, a outra parte será voltada para a melhoria da infraestrutura da cidade para fazer com que indústrias e fábricas sejam atraídas para oferecer mais empregos.
Não podemos deixar de ressaltar uma importante conquista para Coronel Pacheco, a construção da primeira creche municipal, que está em pleno andamento e terá capacidade de atender até 96 crianças em dois turnos. O esforço do prefeito Marcos Aurélio (Coléu) junto ao Deputado Federal Júlio Delgado foi de fundamental importância para pleitear essa construção, que está na fase de aquisição do novo terreno.
A nova administração foi iniciada com a pandemia em andamento. O primeiro foco foi incentivar o distanciamento social para manter o baixo índice de contaminação. Com a chegada da vacina, eles aplicaram recursos para fazer a vacinação dos idosos nos domicílios, para evitar aglomeração e proporcionar mais bem-estar.
Ainda na saúde, o investimento também foi para eliminar as filas que existiam para a realização de exames, principalmente raio X e colonoscopia. Isso fez com que as filas fossem zeradas.
Esporte e lazer também são prioridade, mas os setores sofreram restrições devido à pandemia, e, aos poucos, estão voltando ao normal. Junto com a assistência social da cidade, Coronel Pacheco voltou a oferecer oficinas de karatê, aula de dança, participação na fanfarra municipal aos sábados em tempo integral, capoeira e muay thai. Nesse sentido, a missão é recuperar a piscina municipal para oferecer aulas de natação, além do balé. Aos sábados teremos a fanfarra municipal, que será sem sombra de dúvidas um resgate da cultura e do interesse das pessoas em visitar nossa cidade.
Uma ação atual merece destaque. A prefeitura tem intensificado as campanhas de preservação do meio ambiente. Contribuindo para diminuir a contaminação das águas, a administração incentiva a troca de óleo de cozinha por produtos de limpeza. Basta levar o conteúdo em um recipiente que, com base na quantidade, recebe-se o produto.
Encaramos os desafios para colher bons resultados, em poucos meses de governo não tem sido fácil colocar a casa em ordem, prosseguimos. Preocupados com a segurança dos munícipes que fazem uso do transporte público, os administradores do município estão renovando e ampliando a frota de veículos, mais conforto e segurança para o nosso povo.
Assim tem sido os primeiros meses de administração da atual gestão municipal, muito esforço e diálogo para trazer benefícios para a nossa cidade, O FUTURO NOS ESPERA.
Leia também: Castração de animais de rua: Municípios da região recebem o serviço
Para ser um associado
Acesse: https://amparzonadamata.org.br