“Estamos fazendo um investimento muito grande em educação, em torno de R$ 4 milhões, além de reformas e ampliação das escolas. Iniciamos recentemente a construção de uma nova creche para 180 crianças”, Beto Lopes.
O prefeito de Matias Barbosa, Beto Lopes, fez questão de destacar, durante entrevista à Rádio Transamérica, nesta semana, a importância da parceria com a Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paraibuna (AMPAR) e com o Consórcio Intermunicipal Multifinalitário do Vale do Paraibuna (CIMPAR) para os governos municipais. Para ele, as cidades são muito beneficiadas pelos serviços oferecidos pelas duas entidades, uma vez que as prefeituras dependem muito do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). A parceria com o consórcio e com a associação facilita a utilização dos recursos para os investimentos necessários.
“Hoje o custo do asfalto fornecido pelo consórcio é a metade do preço de mercado. Isso favorece muito os municípios, já que dos impostos gerados no país, apenas 16% ficam nos municípios. O restante vai para o Estado e a União. É uma luta nossa aumentar esse índice”, disse Beto Lopes.
O prefeito também falou da satisfação em relação ao Selo de Inspeção Municipal (SIM/ CIMPAR) que, segundo ele, beneficia toda a população dos 41 municípios que integram o consórcio.
“Além de ajudar os produtores, o SIM/CIMPAR favorece muito os consumidores que têm acesso a produtos de qualidade da região. Eu me lembro que tempos atrás era uma guerra para os pequenos produtores conseguirem colocar seus produtos à venda. Agora com o SIM/ CIMPAR eles podem comercializar para os municípios associados e a tendência, daqui para frente, é comercializar em todo o país”, observou o prefeito.
O prefeito Beto Lopes destacou que Matias Barbosa tem investido muito em educação. Ele acredita que essa tenha sido a área mais afetada durante a pandemia. Por isso, o apoio da AMPAR e do CIMPAR tem possibilitado também que as escolas municipais estejam mais fortalecidas para esta retomada com o uso de tecnologia educacional.
“Junto com as duas entidades buscamos a plataforma Clickideia e compramos 150 notebooks. O investimento na educação não é fácil. O treinamento para escolas, alunos e professores será primordial para trilharmos um caminho melhor e tirarmos esse atraso na educação”, disse Beto Lopes.
O prefeito destacou que, nestes 16 meses de mandato, a área da educação tem sido seu grande foco. “Estamos fazendo um investimento muito grande, em torno de R$ 4 milhões, além de reformas e ampliação das escolas. Iniciamos recentemente a construção de uma nova creche para 180 crianças”.
Devido ao alto índice de vacinação contra a Covid-19 no município, o uso de máscaras foi liberado nas escolas da cidade. Beto Lopes observou, porém, que alunos e professores estão livres para usarem ou não a proteção. Ele aproveitou para ressaltar que a vacinação vai continuar.
“Tivemos um alto índice de vacinação, mas a vacinação ainda prossegue. Inclusive, vamos vacinar também contra as outras doenças que ficaram esquecidas durante a pandemia”, finalizou o prefeito.
Para ser um associado
Acesse: https://amparzonadamata.org.br