Em evento realizado em Juiz de Fora, na última quinta-feira, o presidente da AMM, Marcos Vinicius da Silva Bizarro, convidou os presentes a participarem da Marcha dos Prefeitos a Brasília, e também do Congresso Mineiro de Municípios, nos dias 9 e 10 de maio
Com a presença de prefeitos, vereadores, autoridades e diversas outras lideranças da região, a Associação Mineira dos Municípios (AMM) realizou, na última quinta-feira, em Juiz de Fora, mais uma edição da “AMM nas Micros”. A iniciativa visa apoiar pautas específicas de cada região do estado, assim como organizar eventos de capacitação para servidores municipais, por meio de palestras com especialistas em gestão pública, além de auxiliar na obtenção de recursos para as cidades da área de abrangência de cada microrregional.
O evento contou com a parceria da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale Paraibuna (AMPAR) e do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário do Vale do Paraibuna (CIMPAR) e com o apoio da Confederação Nacional de Municípios (CNM). Presidente da AMM e prefeito de Coronel Fabriciano, Marcos Vinicius da Silva Bizarro, destacou a necessidade dos gestores municipais se unirem para discussão sobre a nova reforma tributária, tema que ele considera de vital importância. Por isso, convidou os presentes a participarem da Marcha dos Prefeitos a Brasília, e também no Congresso Mineiro de Municípios, que será promovido pela AMM, nos próximos dias 9 e 10 de maio.
“Hoje nós temos duas propostas que tramitam no Congresso e no Senado, que são a PEC 45 e a PEC 110. O ideal é conseguirmos um entendimento entre os entes federados e tirar textos de ambas para fazer um projeto mais robusto. O objetivo é que todos os entes saiam vitoriosos, mas se continuarmos tratando as duas PECs de forma separada, os municípios grandes serão privilegiados ou os municípios pequenos prejudicados. Por isso, temos que ter muito cuidado. Eu estou alertando os prefeitos. Parece uma coisa que ressoa longe, mas vai impactar diretamente no dia a dia dos prefeitos, principalmente, das cidades menores que vivem de fundos constitucionais”, explicou o presidente da AMM.
Na parte técnica, além da apresentação das ações e serviços da AMM e CNM, o público contou com a palestra escolhida pela microrregional sobre o novo Marco Regulatório do Saneamento Básico, que foi ministrada pelo superintendente de Saneamento Básico da Semad, Kleynner Jardim Lopes.
Para o presidente da AMPAR e prefeito de Ewbank da Câmara, José Maria Novato, é fundamental que as cidades caminhem lado a lado em prol da conquista crescente de benefícios para a população. “Essa chegada da AMM junto aos municípios é de suma importância para o desenvolvimento regional e para o alcance das políticas públicas que mais necessitamos. Os municípios mais próximos da AMM nos trazem uma segurança muito maior”, destacou.
“Essa chegada da AMM junto aos municípios é de suma importância para o desenvolvimento regional e para o alcance das políticas públicas que mais necessitamos”, afirmou o presidente da AMPAR e prefeito de Ewbank da Câmara, José Maria Novato.
Na avaliação do presidente do CIMPAR e prefeito de Simão Pereira, David Pimenta, o evento foi importante para dar força à Zona da Mata e aos pequenos municípios. “Estamos unidos para levar nossas demandas a Brasília na Marcha dos Prefeitos”.
Além de participar do evento “AMM nas Micros”, o presidente da associação, Marcos Vinicius da Silva Bizarro aproveitou a oportunidade para cumprir agenda em Juiz de Fora, Ubá e Simão Pereira.
Neste último município, foi recebido pelo presidente do CIMPAR e prefeito de Simão Pereira, David Carvalho Pimenta, acompanhado de vereadores. O líder municipal aproveitou a oportunidade para destacar o papel de relevância da AMM para cidades pequenas, tanto para despertar nos gestores a importância da capacitação, como contribuir para a união dos agentes públicos.
“O evento foi importante para dar força à Zona da Mata e aos pequenos municípios. Estamos unidos para levar nossas demandas a Brasília na Marcha dos Prefeitos. Importante discutir e organizar nossas principais demandas para que o máximo de urgências seja atendido”, observou David Pimenta.
Associados
AMPAR/CIMPAR Zona da Mata
Municípios unidos e fortes!
Para ser um associado
Acesse: https://amparzonadamata.org.br