Usina de Juiz de Fora oferece infraestrutura adequada para que colaboradoras, caminhoneiras e esposas de caminhoneiros se sintam acolhidas em suas necessidades fundamentais
Com meta de ter 25% dos cargos globais de liderança ocupados por mulheres até 2030 e que elas representem, pelo menos, 30% do quadro de empregados da companhia no Brasil, a ArcelorMittal, líder na produção de aço e um dos maiores em mineração, conta com a força feminina em todos os níveis, do administrativo ao operacional, inclusive na usina de Juiz de Fora. Para a empresa, a valorização da diversidade é instrumento socialmente responsável que colabora para o fomento de uma nova sociedade, ao promover um ambiente de trabalho inclusivo e com igualdade de oportunidades.
Gerente de área em Logística, Tatiana Morais é responsável pelas operações inbound e outbound na planta de Juiz de Fora. Formada em Administração de Empresas, com pós-graduação em Gestão Empresarial e MBE em Comércio Exterior e Negociações Internacionais, ela é um dos exemplos da investida da ArcelorMittal para a inserção de mulheres no setor siderúrgico, ainda fortemente marcado pela presença masculina.
“As mulheres têm total capacidade de exercer a profissão que quiserem, pois trazem uma visão diferente para o negócio. Agregam valor e resultado”, afirma a gerente que está há sete meses na unidade. Na rotina operacional, Tatiana emprega suas habilidades, conciliando as estratégias indispensáveis aos processos de logística com as melhores práticas pautadas no amplo conceito de sustentabilidade.
“A Usina de Juiz de Fora oferece estrutura para as mulheres que trabalham nas áreas administrativas e operacionais, e também para receber as caminhoneiras e as esposas dos caminhoneiros que chegam e saem diariamente. Temos uma sala exclusiva para elas com banheiro, televisão e até brinquedos para as crianças. Ainda temos oportunidade de melhoria, e a ArcelorMittal vem se modernizando e abrindo portas para a inserção da mulher em um ambiente de trabalho cada vez mais agradável e inclusivo”, destaca Tatiana.
Comprometida com o trabalho, ela que atua na área empresarial desde 2002, conta que, por muitas vezes, em outros locais de trabalho foi obrigada a se posicionar com muita firmeza, para ser respeitada profissionalmente. Por isso, elogia o acolhimento e o respeito com os quais é tratada na ArcelorMittal, empresa que, segundo ela, faz tudo para que a mulher se sinta cada vez mais valorizada e reconhecida no ambiente de trabalho e fora dele.