PUBLIEDITORIAL

Salas de depoimento especial da Polícia Civil são inauguradas em Minas

Recursos na ordem de R$ 520 mil vieram de emendas parlamentares da Deputada Estadual Delegada Sheila

Por Delegada Sheila

Delegada Sheila participa da inauguração dos novos espaços da Polícia Civil destinados a acolher mulheres, crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de casos de violência, durante a fase de depoimentos.

O constrangimento causado à mulher, às crianças e aos adolescentes vítimas de agressão, durante a fase de depoimentos, sempre incomodou grande parte dos servidores da Polícia Civil de Minas Gerais. Após sofrerem qualquer tipo de violência, as vítimas se sentem intimidadas e, muitas vezes, querem até mesmo desistir de prestar depoimento.

Para que este momento seja respeitoso e eficaz, a Deputada Estadual Delegada Sheila, servidora da Polícia Civil há 20 anos, trabalhou durante seu mandato, para que a verba de emendas parlamentares (cerca de R$ 520 mil) fosse destinada à construção de salas especializadas para este tipo de atendimento. Em 2021, após aprovação do destino das emendas, elas estão sendo inauguradas em várias cidades do estado, como Juiz de Fora, Três Corações e Divinópolis. Ao todo, 13 unidades policiais serão contempladas.

Na prática, os novos espaços, são instalados nas dependências da Delegacia Regional e possuem um ambiente reservado e acolhedor com mobília especifica, como tapetes e brinquedos de criança e equipamentos eletrônicos que gravam os depoimentos e dessa forma toda a equipe têm acesso a ele e a vítima não precisa ser constrangida repetindo várias vezes sua versão. Também é oferecido serviço psicológico.

Entenda o que é o depoimento especial

O depoimento especial, previsto na Lei Federal no 13.341/2017, é o procedimento de oitiva de criança ou adolescente vítima ou testemunha de violência, gravado em áudio e vídeo, perante autoridade policial ou judiciária. O objetivo é evitar que a criança ou o adolescente vítima e testemunha de violência revivam o episódio pelo qual passaram ao contar sua história e repetir esse sofrimento nas várias vezes que forem ouvidos pelos diferentes atores da rede de proteção.

Conteúdo de responsabilidade do anunciante