A Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora tem compromisso com a qualidade de vida de toda a população de Juiz de Fora e região. Uma das formas de contribuir para o conhecimento técnico e científico dos futuros médicos é oferecer o programa de Residência Médica, com 26 vagas ofertadas neste mês. Dessas, duas são para Anestesiologia, quatro para Cirurgia Geral, seis para Clínica Médica, duas para Obstetrícia e Ginecologia, seis Pediatria e duas para Ortopedia e Traumatologia. Essas especialidades possuem programa com entrada direta para graduação em Medicina até 28/02/2022. Além delas, outras serão ofertadas com o pré-requisito de Conclusão de Residência em Clínica Médica ou Pediatria credenciada pela Comissão Nacional de Residência Médica até 31/03/2022. São elas: duas para Cardiologia, uma para Endocrinologia e Metabologia, duas para Nefrologia e duas para Neonatologia.
A Residência Médica é um importante programa para iniciar a carreira profissional dos médicos. Nela, os médicos têm a oportunidade de presenciar, na vida real, o dia a dia da profissão com a supervisão de médicos renomados. O grande diferencial é ter a experiência em uma instituição com tradição como a Santa Casa.
Residentes com paciente
Desde o começo de sua história, o hospital tem relação com a educação. Lá, as atividades da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) foram iniciadas. Já em 1969, começou o Programa de Residência Médica, com Cirurgia Geral, Ginecologia e Pediatria. Foi em 2013 que a Santa Casa passou a ser credenciada como Hospital de Ensino. Essa certificação pelo Ministério da Saúde levou em conta a qualidade na assistência, ensino e pesquisa da instituição, com projeto pedagógico específico, carga horária mínima de 60 horas e coordenação criteriosa da Comissão de Residência Médica (COREME). Todos esses anos foram essenciais para transformar a instituição em uma referência no setor.
Hoje, ela conta com dez programas de residência, nas áreas de Clínica Médica, Cirurgia Geral, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria, Anestesiologia, Ortopedia e Traumatologia, Cardiologia, Nefrologia, Endocrinologia e Metabologia e Neonatologia, com supervisão de 100 médicos dentre doutores, especialistas e mestres. Além do corpo de preceptores qualificado, a infraestrutura física e de equipamentos é de última geração, o que contribui para o ensino e a aprendizagem dentro das novas tecnologias. Exemplo disso são a biblioteca atualizada, o acesso a computadores Up To Date, o alojamento para médicos residentes e o ambulatório específico para cada área.
Os residentes da Santa Casa têm à disposição estrutura hospitalar e ambulatorial apropriadas para o ensino, com certificação ISO 9001 e ONA Excelência, um ambulatório de especialidades, endoscopia, UPI de transplantes, uma das hemodinâmicas mais modernas do país, unidade coronariana completa, CTI cirúrgico, UTI pediátrica e 15 salas de cirurgia.
Áureo Delgado, diretor de ensino da Santa Casa, destaca que o hospital é credenciado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), com grande número de leitos destinados ao ensino, proporcionando, também, experiência nessa área. Por esses fatores, ele pontua que, realmente, estar dentro de uma instituição dessa dimensão é enriquecedor no aprendizado, desde o atendimento em geral até a oportunidade de realização de procedimentos de alta complexidade.
"A Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora é um hospital de ensino e, por isso, nos baseamos no tripé: assistência, ensino e pesquisa. Esse convênio com a Uniacademia vem ao encontro dos nossos objetivos estratégicos e amplia nosso trabalho de ensino e pesquisa. A capacitação que o hospital oferece vai além do conhecimento teórico e prático, orientamos para uma condução ética e humana"
Aula da residência médica de pediatria
Mas a missão vai além da formação prática e teórica. A Santa Casa tem a missão de oferecer e “reforçar os conhecimentos baseados na ética e no tratamento humanitário e de caridade, permitindo aos nossos residentes uma formação ampla e que com certeza vai atender as demandas de nossa cidade, região e nosso país”, afirma Áureo.
O diretor de ensino explica que a “Residência Médica é uma modalidade de pós-graduação e consiste no treinamento e aperfeiçoamento dos egressos dos cursos de medicina, contando com uma carga horária de 60 horas semanais, sendo 80% parte prática e 20% parte teórica”.
Simpósio de Ortopedia
Para participar do processo seletivo, é preciso se inscrever no período de 5 a 20 de outubro de 2021, através do endereço: www.aremg.org.br no link “Processo Seletivo”. Antes de iniciar a inscrição, o candidato deverá providenciar cópia do documento de identificação com foto, digitalizada frente e verso e do comprovante que atende ao requisito (diploma ou registro no CRM ou comprovante que completará curso de medicina até 28 de fevereiro de 2022). Outras informações: (32) 3229-2348 ou no e-mail [email protected]
Missa de formatura da turma que concluiu a residência em 2019 (foto feita antes da pandemia)
Em setembro, a Santa Casa confirmou o propósito de ser espaço de aprendizagem para os estudantes e profissionais de saúde. A partir de agora, a instituição passa a ser o hospital escola do curso superior de enfermagem do Centro Universitário Academia (UniAcademia). Os alunos terão acesso à prática dentro do hospital, além da possibilidade de realização do estágio curricular obrigatório. Várias áreas serão localidades de estudo e conhecimento, aliando prática e teoria, com o suporte dos profissionais qualificados e experientes. Dentre elas, estão Clínica Médica, Pediatria, Obstetrícia e Cirurgia. O compromisso com a saúde é geral.
Leia também: Conheça os serviços inovadores do Plasc em 37 anos em Juiz de Fora
Giovânio Aguiar (Reitor do UniAcademia), Dr. Áaureo, Dr. Renato e Arnaldo Macedo
Avenida Rio Branco, 3.353, Passos
Telefone: 3229-2222
www.santacasajf.org.br
Facebook: /SantaCasaJF
Instagram: @santacasajf