PUBLIEDITORIAL

Serviço de Inspeção Municipal (SIM/CIMPAR) é garantia de qualidade ao consumidor

Projeto ConSIM do Governo Federal prepara consórcios públicos e pequenos produtores para comercialização de produtos de origem animal em todo território brasileiro

Por AMPAR/CIMPAR

AMPAR

Entrevistados da Rádio Transamérica nesta semana, a médica veterinária Amanda Teixeira e o técnico em agropecuária Matheus Marçal visitam periodicamente produtores dos municípios associados

O Serviço de Inspeção Municipal (SIM/CIMPAR) oferecido pela Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paraibuna (AMPAR) e pelo Consórcio Intermunicipal Multifinalitário do Vale do Paraibuna (CIMPAR) é garantia de qualidade para quem consome os produtos certificados e também uma excelente oportunidade para ampliação do mercado aos produtores rurais.

Desde o início do ano, o CIMPAR participa do Projeto ConSim, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que tem como objetivo orientar tecnicamente os consórcios públicos de municípios dispostos a desenvolver seus serviços de inspeção de produtos de origem animal, visando a equivalência ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA).

“Estamos caminhando com o projeto ConSIM, iniciativa do Governo Federal para que os pequenos produtores possam comercializar seus produtos em nível nacional. Hoje, com a lei dos consórcios, isso só é possível na área de abrangência do próprio consórcio. Com o novo passo do projeto ConSIM, que está sendo desenvolvido em etapas, os produtores que chegarem ao final do processo de certificação poderão vender para todo Brasil”, explica o técnico em agropecuária, Matheus Marçal.

Todos os profissionais do CIMPAR estão trabalhando duro para que essa equivalência seja conquistada. Os veterinários, por exemplo, participaram em Brasília, recentemente, de um seminário do ConSIM e discutiram as próximas etapas do projeto.

“Temos um cronograma a cumprir até abril do próximo ano. Nosso prazo máximo é entre março e abril, mas se a gente conseguir cumprir os pré-requisitos antes, a certificação também chega antes. É um trabalho conjunto. Há obrigações que são do consórcio, como a parte de legislação, de portarias que precisam ser executadas, e tem a parte dos produtores que engloba as adequações às novas legislações”, acrescenta Matheus.

Consórcio oferece assessoria completa ao produtor

Ampar

Entrevistados da Rádio Transamérica nesta semana, a médica veterinária Amanda Teixeira e o técnico em agropecuária Matheus Marçal visitam periodicamente produtores dos municípios associados que já atuam ou que pretendem iniciar a atividade com produtos de origem animal.

A equipe oferece assessoria completa que inclui a parte burocrática, as adequações técnicas dos ambientes de produção, o manejo e a saída dos produtos. Com o certificado, os produtores têm acesso a novos mercados consumidores, expandindo as vendas para além de seus municípios.

Produtos com o certificado SIM/CIMPAR têm garantia de qualidade. Eles são cadastrados na plataforma e-SISBI, sistema eletrônico disponibilizado para gestão dos serviços oficiais de inspeção de produtos de origem animal, que garante transparência no acesso às informações sobre a produção. 

Para os consumidores, “é sempre bom olhar o rótulo do produto. Nele consta as informações nutricionais. Isso tudo influencia a qualidade.  São os pequenos detalhes que mostram se o produto realmente seguiu uma série de testes muito rigorosos para chegar ao comércio”, explica Matheus.

O técnico em agropecuária alerta ainda para que os consumidores fiquem precavidos ao comprar carnes vendidas a vácuo. “O primeiro passo é realmente a questão da embalagem: verificar se que ela não foi violada, se consta todas as informações exigidas e o prazo de validade. Muita gente não olha. Outro aspecto é a aparência. É preciso observar se ela está na coloração normal, ou seja, avermelhada e padronizada”.

“É importante também ficar atento à temperatura”, acrescenta Matheus. Como é uma carne acondicionada, a temperatura constante dos freezers é importantíssima. Se for descongelar, o estabelecimento precisa colocar a carne em outro local adequado, limpar o freezer e só então retornar com a carne novamente”, completa Amanda Teixeira.

Feira e rodada de negócios

Entre o final de novembro e início de dezembro, a AMPAR e o CIMPAR realizarão a segunda edição da Feira e a Rodada de Negócios de Produtores Certificados, na sede do consórcio. O objetivo é oferecer mais oportunidade e visibilidade ao produtor certificado, além de aproximar fabricantes e consumidores finais.

consórcio    consórcio

                                Associados
                AMPAR/CIMPAR Zona da Mata
                Municípios unidos e fortes!

              Para ser um associado
Acesse: https://amparzonadamata.org.br

Conteúdo de responsabilidade do anunciante