PUBLIEDITORIAL

Startup mineira inova sistema público de saúde com UPA Digital

Healthtech revoluciona o mercado de saúde digital com solução ágil, tecnológica e com baixo custo

Por Conecta Saúde

Startup mineira inova sistema público de saúde com UPA Digital

A Prefeitura de Olaria, cidade situada a 82km de Juiz de Fora-MG, é a pioneira no Brasil na utilização da saúde digital para o setor público, sistema de atendimento remoto 100% digital desenvolvido pela Conecta Saúde. Com ele, pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) não precisam mais se deslocar, inclusive, para municípios maiores, para fazer consulta médica. Na UPA Digital, profissionais médicos estão disponíveis 24 horas por dia e o usuário pode ser atendido no próprio posto de saúde ou no conforto de sua casa. O serviço de telemedicina conta ainda com equipes de enfermagem, psicólogos, fonoaudiólogos e nutricionistas.

CEO da Conecta Saúde, Ronnie Girardi explica que a ideia surgiu em 2020, na pandemia de Covid-19, diante da dificuldade de atendimento médico e da necessidade de se criar algo que fosse seguro para o paciente e para o profissional de saúde, além de assegurar agilidade e conforto para ambos. Primeiro, a empresa disponibilizou o Medconex destinado ao atendimento para o setor privado. O sucesso da investida foi tanto que motivou o desenvolvimento da Conecta Saúde, healthtech voltada para o serviço público.

“A Conecta Saúde desponta como uma prestadora de telemedicina extremamente sensível aos anseios de todas as partes envolvidas, como gestores, médicos e, principalmente, o usuário do Sistema Único de Saúde. Fiquei impressionado com a sensibilidade da equipe em moldar sua prestação de serviços às necessidades do gestor e do cidadão. Atender ao paciente, resolver suas dores e poupar tempo e dinheiro de todos é o que a tem tornado especial. Que esta sensibilidade continue e traga muitas novidades. É o que eu e todos os profissionais de saúde esperamos dos inovadores”, revela o médico neurocirurgião, professor e ex-Secretário Estadual de Saúde, Carlos Eduardo Amaral.

Dentre tantas vantagens da Conecta Saúde, a Secretária Municipal de Saúde de Olaria, Daniela Santos, destaca a rapidez com que o paciente é atendido. “Ele costumava levar seis horas para passar por todo processo de atendimento de um neurologista, por exemplo. Tudo por conta de deslocamento e tempo de espera para a consulta. Hoje, fazemos esse processo, no máximo, em quatro minutos. Além disso, o atendimento com um clínico geral em nosso posto de saúde levava em torno de duas horas. Agora, fazemos em dez minutos”, explica. Para ser atendido, basta o paciente acessar o link através do celular ou computador. Após a consulta, recebe a receita e as solicitações de exames se for o caso.

Aos ganhos para o paciente se soma a economia gerada para o Sistema Único de Saúde. “O processo de deslocamento do paciente, além do tempo gasto, envolve muitos custos, como motorista, combustível, acompanhante para o paciente e alimentação para todos. Com o nosso sistema, esse custo chega a ser 20 vezes menor”, destaca Ronnie Girardi. A decisão de criar na UPA uma área específica para telemedicina veio do próprio prefeito de Olaria, Luiz Eneias. Os pacientes são acolhidos pela equipe do posto de saúde no qual estão acostumados,  esta equipe os prepara para o atendimento na sala exclusiva para teleatendimento. Desta forma os pacientes se sentem mais acolhidos e seguros.  

Conforto, segurança e redução de custos em saúde

Ex-Secretário Estadual de Saúde, Carlos Eduardo Amaral

“Fiquei impressionado com a sensibilidade da equipe em moldar sua prestação de serviços às necessidades do gestor e do cidadão. Atender ao paciente, resolver suas dores e poupar tempo e dinheiro de todos é o que a tem tornado especial”, observa o neurocirugião e ex-Secretário Estadual de Saúde, Carlos Eduardo Amaral.

Secretária Municipal de Saúde de Olaria, Daniela Santos

De acordo com a secretária Municipal de Saúde de Olaria, Daniela Santos, tempo de atendimento com um especialista fora do município caiu de seis horas para quatro minutos.

O CEO Ronnie Girardi reforça que a tecnologia não veio substituir nada nem ninguém. “A Conecta Saúde é meio e não fim. Nosso papel é dar agilidade, precisão, conforto e segurança para os pacientes, profissionais de saúde e gestores públicos”

O sistema da Conecta Saúde chegou para inovar o serviço público de saúde. “Oferecemos o que existe de mais tecnológico em aparato de telemedicina, receituários amigáveis para o médico, Inteligência Artificial na prescrição, Big Data para complementação de diagnósticos, solicitações ágeis para exames e encaminhamento”, observa Ronnie Girardi.

“Em nosso sistema, somos capazes de acionar um médico especialista em qualquer lugar do mundo sem necessidade do paciente sair do local. Podemos incluir uma junta médica e, em questão de minutos, ter um desfecho da consulta. Temos, ainda, opção de um robô de telepresença em que um único médico, estando em São Paulo por exemplo, pode caminhar por todos os leitos, fazendo seu trabalho em várias cidades ao mesmo tempo”.

O CEO Ronnie Girardi reforça que a tecnologia não veio substituir nada nem ninguém. “A Conecta Saúde é meio e não fim. Nosso papel é dar agilidade, precisão, conforto e segurança para os pacientes, profissionais de saúde e gestores públicos”, explica. Para o neurocirurgião Carlos Eduardo Amaral, a telemedicina é a quarta revolução na medicina, precedida pela utilização de antibióticos, analgésicos e sedativos, e ventiladores. “Ela promete revolucionar a assistência, entregando o que há de mais importante para as pessoas: saúde e tempo”, conclui o especialista.

Para os próximos passos Ronnie Girardi se diz entusiasmado, “estamos em conversa com várias prefeituras, como Salvador, que existe uma enorme demanda represada, estimamos que em poucos dias faremos o que eles demorariam anos para zerar as filas. A capacidade de escala de atendimento e solução dos problemas é que nos motiva. A Conecta Saúde nasceu para mudar a forma como vemos o serviço público de saúde.

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