PUBLIEDITORIAL

A deliciosa soberania de uma tradição familiar que desafia o tempo

Os irmãos Magalhães aprenderam o manuseio da carne suína com a avó, e até hoje preservam o costume que lhes remete aos bons tempos de infância

Por Linguiça Soberana

Uma tradição de família que virou negócio. Esse pode ser o slogan da Linguiçaria Soberana. A empresa comandada pelos irmãos Rômulo e Ramon Magalhães está diretamente relacionada à paixão que a avó materna tinha por carnes suínas. “Nossa família toda sempre consumiu muito esse tipo de produto por causa disso. Ela era muito fã, e gostava de fazer a famosa festa do porco. No aniversário dela, na confraternização de final ano quando a família toda se reunia, a gente tinha o costume de ficar manuseando os suínos. Mas era apenas para consumo interno”, conta Rômulo, ao se recordar de lembranças da infância.

À medida que os irmãos cresciam, aumentava igualmente o gosto por criar produtos à base de carne suína. Os dois só não imaginavam que a atividade realizada com tanto prazer poderia virar profissão e muito menos ainda uma oportunidade lucrativa. “Ramon e eu sempre gostamos de estar à frente, no preparo, na produção e fomos desenvolvendo o gosto de trabalhar com esse tipo de carne suína. Nessa época, a gente nem pensava em montar a Soberana”, observa o empresário.

Até que, em certa ocasião, um primo encerrou as atividades de um açougue, e, despretensiosamente, deixou o maquinário na casa dos irmãos Magalhães. Pronto, foi o gatilho combinado ao momento perfeito para começarem o próprio negócio.  Primeiro, começaram a fazer embutidos. Como não tinham experiência e eram leigos no ramo empresarial, procuraram ajuda e tiveram o suporte da Secretaria Municipal de Agropecuária e Abastecimento. Atualmente, administram a fábrica que já emprega cinco funcionários.

Rômulo garante que não há muito mistério para manter o negócio, além de trabalhar duro. “O segredo é não ter muito segredo. É trabalhar com carne de qualidade, com uma equipe bem treinada e unida, manter o padrão e sempre buscar melhorar cada dia mais”.

 

Linha tem produtos com “defumação raiz”

A Linguiçaria Soberana trabalha com a linha completa de carne suína, do estado in natura, que é a carne crua, até o lombo defumado recheado, produzido com carinho para a Ceia de Natal. A empresa fabrica 15 tipos diferentes de linguiça, além de torresmo de barriga temperado, costelinha, lombo, dentre outros.

A procedência da carne é algo imprescindível para que o produto tenha boa qualidade e se destaque no mercado. Por isso, os irmãos não abrem mão da excelência quando o assunto é matéria-prima. O tempero exclusivo leva a assinatura de Ramon e é um dos diferenciais da Soberana Linguiçaria. 

No processo de defumação, que é colocar a carne já temperada em um ambiente totalmente fechado, com um pouquinho de fogo e fumaça, a gente preza sempre por utilizar carvão vegetal e também adicionamos madeiras frutíferas, para manter a tradição da família. Hoje, há produtos com muita química, mas nós só usamos sal e fazemos a defumação raiz. Isso impacta diretamente no gosto do produto final, completa Rômulo. Quer saber como fica? É só provar.

DICAS DO AIRTON

Linguiças produzidas artesanalmente com uma diversidade incrível de sabores, além de cortes suínos temperados e defumados, agradando aos mais diversos paladares. Ao optar pelos produtos Soberana, você pode ter certeza que vai acertar em cheio, e agradar a todos que provarem a sua receita e o seu churrasco.

SIGA A GENTE NAS REDES SOCIAIS

Conteúdo de responsabilidade do anunciante