PUBLIEDITORIAL

Conheça o novo cartão postal de Juiz de Fora

A Câmara Municipal, em comemoração aos 172 anos de Juiz de Fora, concluiu a recuperação de um dos principais prédios tombados do município, o Palácio Barbosa Lima

Por Câmara Municipal de JF

A Câmara Municipal, em comemoração aos 172 anos de Juiz de Fora, concluiu a recuperação de um dos principais prédios tombados do município, o Palácio Barbosa Lima

A memória como projeto de futuro é um dos grandes emblemas da atual gestão da Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF), liderada pela Mesa Diretora biênio 2021-2022. Em um ano e meio, o Palácio Barbosa Lima, no coração da cidade, passou por reformas que recuperaram a beleza arquitetônica e a estrutura de um dos prédios mais antigos do município. Com isso, a Câmara entrega, no aniversário de 172 anos da cidade de Juiz de Fora, um novo cartão postal. O Palácio Barbosa Lima, no auge dos seus 144 anos, tem sua história entrelaçada com a Câmara Municipal: por aqui passaram mulheres e homens que, com muito trabalho e espírito empreendedor, transformaram a pequena vila de Santo Antônio de Pádua em uma das mais importantes cidades de Minas Gerais e do país. 

“Fico orgulhoso de ver o resultado final da requalificação do Palácio Barbosa Lima. Nós nos dedicamos e recuperamos muitos detalhes originais do prédio, o que irá valorizar ainda mais o Parque Halfeld e a cidade de Juiz de Fora. A Câmara está entregando ao município mais um cartão postal, do qual temos orgulho”, afirma o vereador e presidente da CMJF, Juraci Scheffer (PT).

Norteada pelo Plano Estratégico, em parceria com a sociedade civil e servidores da Casa, a Mesa Diretora colocou em prática ações coordenadas em um ponto nevrálgico para o futuro de Juiz de Fora: recuperar o patrimônio histórico garantindo segurança não apenas à memória da cidade, mas também à população e aos servidores. “Nosso prédio histórico não é um prédio sem vida. Ele tem pessoas. Cidadãos e cidadãs que todos os dias vêm à Casa do Povo. Temos serviços fundamentais sendo oferecidos aqui. Temos Reuniões Ordinárias e Audiências Públicas. Temos atendimento nos gabinetes dos vereadores. Nosso prédio é vivo. Recuperá-lo é um presente à cidade e a cada pessoa – juiz-forana ou não – que vive aqui. Ocupar o Palácio Barbosa Lima é dar ao passado sentido e continuidade. Recuperá-lo é também evitar tragédias como as ocorridas no Rio de Janeiro, com o Museu Nacional; em São Paulo, com o Museu de Língua Portuguesa; em Lima Duarte, com a Câmara Municipal. E fazemos isso não por decisões unilaterais. Construímos com diálogo com diversos setores da sociedade civil um Plano Estratégico. É por meio dele que atuamos”. 

A imponência da história recuperada

Tombado pelo Patrimônio Histórico em 1983, o Palácio Barbosa Lima teve sua fachada original recuperada. Inaugurado em 1878 com a  presença do Imperador Dom Pedro II, a nova fachada trouxe de volta todas as janelas previstas no projeto original, a qual agora segue a estética e a composição do conjunto inicial. 

A cor da fachada foi escolhida buscando uma inovação: mostrar o passado com os ares do presente. E assim, foram feitos estudos com as três cores da bandeira de Juiz de Fora (vermelho, verde e azul) com o objetivo de ressaltar a importância da Câmara Municipal. A escolha da cor azul trouxe ao Palácio Barbosa Lima mais visibilidade no Parque Halfeld. Juraci ainda ressalta o projeto de iluminação que foi desenvolvido. “Também promovemos mais valorização das linhas da fachada com um projeto de iluminação, com foco de luz em cada janela, fitas de led nas lajes decorativas, pontos de luz nos pilares, iluminação no frontão da fachada, e refletores coloridos para datas comemorativas. Desta forma destacamos as linhas retas e o estilo arquitetônico em Art Decó”. 

Palácio seguro e protegido da chuva

 Há alguns anos, o prédio estava sofrendo problemas estruturais devido a infiltrações e vazamentos no telhado, o que estava colocando sua preservação em risco. Por isso, o projeto de qualificação do patrimônio público destacou a troca e aumento das calhas no telhado. As telhas também foram trocadas e passaram por pintura impermeabilizante. Além de manter as características estéticas do Palácio, as mudanças também contribuem para mais segurança: evitam curto circuitos e incêndios. 

Acolhimento e memória

Quem entra no saguão recuperado da Câmara Municipal percebe a preocupação com a valorização do ambiente e um cuidado extra do projeto de adequações de acessibilidade. O saguão do prédio sofreu alterações ao longo do tempo que descaracterizaram seu caráter de patrimônio histórico. Antes com fiações e canaletas expostas, o espaço agora foi reformulado. O novo piso é ladrilho hidráulico artesanal, escolhido a partir de critérios que valorizam o período histórico de construção do Palácio porque era o tipo de peça comum à época da construção. Elas também já condizem com as propostas de criação de um centro cultural no prédio. 

Com a adequação, a população que busca os serviços da Câmara é recebida com mais conforto e segurança. Além disso, o Palácio agora também conta com banheiros femininos, acompanhando a realidade de maior participação de mulheres na vida pública e na política. A Casa do Povo fez também a reforma dos dois banheiros do Plenário de uso público, para dar mais conforto às pessoas que visitam, acompanham sessões plenárias e utilizam serviços da Câmara Municipal.

Segurança alinhada à preservação

Após a conclusão das obras de estrutura, começa a última etapa do projeto de execução da recuperação do Palácio: reforma de toda a rede elétrica e de dados. Com isso, estará tudo pronto para que finalmente o prédio onde funciona a Câmara Municipal receba pela primeira vez na sua história um Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). A previsão é de que as obras sejam concluídas no segundo semestre de 2022 e o AVCB seja concedido até dezembro. O documento atesta que a edificação conta com todas as condições de segurança contra incêndio e pânico, previstas na legislação. 

Instagram: @camaramunicipaljf

Facebook: /camaramunicipaljf

Sitewww.camarajf.mg.gov.br/

YouTube: JFTV Câmara – Canal 35.1

JFTV Câmara – Canal 35.1

Conteúdo de responsabilidade do anunciante