PUBLIEDITORIAL

Estomaterapia: o cuidado diferenciado em pacientes com feridas, estomias e fístulas

O enfermeiro especializado em estomaterapia, Jonathan Paiva, cuida de pacientes estomizados, portadores de feridas e fístulas

Por Jonathan Paiva

estomaterapia

estomaterapia

Jonathan Paiva Enfermeiro especializado em estomaterapia

A adolescência é uma fase de muitas descobertas, porém não está isenta de dores e grandes perdas. Aos 14 anos, o enfermeiro especializado em estomaterapia, Jonathan Paiva, precisou lidar com a morte do pai em decorrência de uma doença. Em meio ao luto, surgiu, então, uma inspiração que seria decisiva para o seu futuro: trabalhar na área da saúde para cuidar de outras pessoas.

“Eu tive uma espécie de ‘chamado interno’ e percebi que queria ajudar e fazer a diferença na vida de muita gente. Ainda não sabia qual a área eu seguiria, mas tinha certeza que seria na saúde”, explica Jonathan Paiva. Com o tempo, um amigo, já falecido, cursava o técnico em enfermagem e o convenceu a seguir pela mesma área. Assim, em 2006, Jonathan mudou-se do Rio de Janeiro para Juiz de Fora e ingressou no curso. “Foi a decisão correta. A paixão dele rapidamente se tornou a minha paixão”, relembra.

Mesmo formado e já trabalhando como técnico em enfermagem, Jonathan sentiu que precisava obter mais conhecimento para poder ajudar melhor seus pacientes. Em 2012 ingressou na faculdade de enfermagem. Depois, seguiu para a pós-graduação em terapia intensiva, área que atua até hoje.

O campo da saúde demanda aos seus profissionais formação e atualização contínua, o que fez Jonathan aprender mais e ir além. Então, resolveu estudar a estomaterapia, área da enfermagem que cuida da integridade da pele do paciente. É ela a responsável pelos cuidados de feridas, sejam agudas ou crônicas, incontinência anal e urinária, fístulas e cateteres.

Nesta especialidade, o enfermeiro encontrou o seu propósito, afinal sentia que com a estomaterapia poderia salvar vidas de uma forma diferente. “Eu ajudo a salvar vidas ainda em VIDA, porque são pessoas que, de certa forma, possuem problemas que as limitam a desenvolver o seu melhor potencial. Meu papel é chegar ali, onde a ferida ainda está aberta, e cuidar dessa pessoa. Saber que o meu conhecimento e minha trajetória podem acrescentar para o paciente uma mudança de vida é gratificante.”

O que faz um estomaterapeuta?

A Estomaterapia é uma das áreas mais importantes da enfermagem, podendo atuar na prevenção, na terapêutica e na reabilitação. O objetivo é melhorar a qualidade de vida do paciente, da família e consequentemente da sociedade. Esta é uma especialidade exclusiva do profissional enfermeiro, voltada para o cuidado de pessoas com estomias, feridas agudas e crônicas, fístulas, drenos, cateteres e incontinências anal e urinária.

A especialidade é reconhecida pelos órgãos nacionais de educação e de classe, chancelada pela Associação Brasileira de Estomaterapia (SOBEST) e credenciada pelo World Council of Enterostomal Therapists (WCET), que é o órgão internacional definidor dos parâmetros para o seu exercício.

O estomaterapeuta pode atuar, inclusive, no período pré-cirurgia, no preparo da pele e na demarcação do espaço mais indicado para a colocação do estoma, indicando tipos e modelos de bolsas coletoras, por exemplo para cada caso.

estomaterapia

estomaterapia

estomaterapia

estomaterapia




"Eu ajudo a salvar vidas ainda em VIDA, porque são pessoas que, de certa forma, possuem problemas que as limitam a desenvolver o seu melhor potencial. Meu papel é chegar ali, onde a ferida ainda está aberta, e cuidar dessa pessoa. Saber que o meu conhecimento e minha trajetória podem acrescentar para o paciente uma mudança de vida é gratificante."

Jonathan Paiva, enfermeiro especializado em estomaterapia

Qualidade de vida e o cuidado humanizado

Para Jonathan, promover o bem-estar do seu paciente é fundamental. Para isso, busca entender quais são seus anseios, dificuldades, medos e relações familiares. “Em pacientes estomizados e com fístulas, por exemplo, eu preciso saber como ele e a família lidam com o problema, dessa forma, traço a meta terapêutica de forma bem individualizada e realizo a adequação de bolsas e adjuvantes que atendam essas necessidades, levando em conta suas atividades laborais, nível de destreza ( do paciente ou cuidador) e escolhas particulares.

No cuidado ao portador de lesões, não é diferente. Busco entender o fator causal da lesão atuando de forma sinérgica na causa e no seu efeito, propondo intervenções como: curativos com tecnologia para otimização da cicatrização e terapias adjuvantes como a laserterapia.

Já com relação a pacientes que sofrem com incontinência, o objetivo é encontrar meios para que eles possam voltar a ter o controle de suas necessidades.

“Temos que ter um olhar perspicaz. O paciente quer, precisa e merece ter a melhor assistência que possamos entregar, sempre com um trabalho humanizado e acolhedor”, finaliza Jonathan, que em Juiz de Fora atende na Clínica Cuidato.

estomaterapia

estomaterapia

Endereço: Rua Professor Benjamin Colucci, 160, sala 602, Bom Pastor
Telefone: (32) 3321-5771
WhatsApp: (32) 98412-8982
Instagram: @jonathanpaiva.estomaterapeuta
Site: www.jonathanpaiva.com.br

Conteúdo de responsabilidade do anunciante