Os amantes da boa culinária mineira podem comemorar, porque o Festival de Torresmo e Costela está de volta em Juiz de Fora. O evento que começou em 2018, mas não pode ser realizado em 2020 por causa da pandemia, retoma com muitas novidades, e também seguindo todos os protocolos sanitários.
A grande novidade desta edição é o concurso que definirá o melhor prato do festival, com a participação do público que poderá votar no seu favorito. A regra é bem simples. Os participantes precisam criar uma obra prima culinária exclusiva para o evento. O preparo deve conter costela bovina ou suína ou, ainda, torresmo, e custar R$20.
“Todos os pratos têm que envolver ou torresmo ou costela, como ingrediente principal. É uma variedade imensa. Vamos ter mais de 20 receitas com essa temática e muitas inovadoras. A gente quis inovar. Trazer aquilo que o público não vai conseguir comer a não ser dentro do festival”, conta Kamila Barros, proprietária da KB Produções, empresa responsável pela realização do evento.
Além de degustar uma boa comida feita por amantes de culinária, o grande objetivo do festival é valorizar a cultura gastronômica de Minas Gerais. “A proposta do evento é trazer para o centro das atenções o torresmo e a costela, ingredientes típicos da cozinha mineira. Inclusive, o evento foi aprovado na Lei Estadual de Incentivo à Cultura sob a responsabilidade da Secretária de Cultura de Minas Gerais. “É uma iniciativa que valoriza a gastronomia mineira, que é, realmente, patrimônio do nosso estado”, ressalta Kamila.
Toda essa variedade de comida poderá ser acompanhada por diferentes tipos de chopp, drinks (destaque para a tradicional caipirinha), cachaças de Minas, água, suco e refrigerante.
O festival será realizado de 9 a 12 de dezembro e de 16 a 19 de dezembro, na Ladeira Alexandre Leonel, nº 180 (ao lado do Bretas), no bairro São Mateus. Na quinta e sexta, das 17h às 23h, e no sábado e domingo, das 12h às 23h. Há estacionamento no local e nas proximidades. Em todos os dias, atrações musicais vão deixar tudo ainda mais divertido, com uma grande diversidade de estilos e artistas locais. A entrada é gratuita.
Quem deseja participar do evento precisará seguir todos os protocolos sanitários. “Vamos disponibilizar álcool em gel, realizar higienização das mesas e do ambiente com frequência. O uso de máscara é obrigatório fora das mesas, para circular e ir ao banheiro, por exemplo, assim como é obrigatória a apresentação do passaporte sanitário, conforme exige o decreto municipal. Se a pessoa por algum motivo ou contraindicação não pode se vacinar, é possível levar teste de negatividade para o COVID-19 feito com, no mínimo, 48 horas. Infelizmente, se a pessoa não se vacinou porque não quis, não há como permitir a entrada. O passaporte pode ser o cartão de vacinação ou o aplicativo do SUS”, alerta Kamila Barros.
Todos os funcionários que vão atuar no Festival de Torresmo e Costela receberão treinamento para trabalhar de luva e máscara, assim como farão, na véspera, teste para Covid-19, a fim de garantir total segurança pessoal e para os frequentadores. Afinal, depois de tanto tempo de isolamento, tudo o que a gente precisa é se divertir com saúde.
Festival de torresmo e costela? Vão me ver lá diariamente! Afinal, serão várias receitas dos mais diversos chefs de nossa cidade que estão preparando o que há de melhor pra gente se deliciar nesse evento. E por isso eu já combinei com a produção: estarei lá todos os dias, e não abro mão de experimentar todos os pratos – como se isso fosse uma tarefa difícil, né gente?
Festival de Torresmo e Costela
De 9 a 12 de dezembro
De 16 a 19 de dezembro
Ladeira Alexandre Leonel, 180 (ao lado do Bretas)
Quintas e sextas: das 17h às 23h
Sábados e domingos: das 12h às 23h
Realização: KB Produções
É obrigatório uso de máscara e apresentação do passaporte sanitário