PUBLIEDITORIAL

Pandemia deixa evidente a importância da segurança alimentar

“Hoje em dia, ter um nutricionista na equipe deixou de ser custo para ser investimento, porque é um profissional generalista que entende de gestão de custos, de segurança alimentar, de gestão de pessoas”, explica a coordenadora do curso de Nutrição do Unicsum, Kelly Luiza dos Anjos Ferreira.

Por Unicsum

Unicsum está formando sua primeira turma do curso de Nutrição iniciado em 2018. Com excelente corpo docente e laboratórios bem equipados, instituição se orgulha de colocar profissionais que farão a diferença na vida das pessoas.

A pandemia de Covid-19 trouxe à tona uma questão fundamental que, embora seja sinônimo de saúde e cuidado, ainda era menos percebida por boa parte das pessoas: a preocupação com a segurança alimentar. Levar em consideração aspectos, como a higiene dos locais onde se faz qualquer tipo de refeição, a aparência do alimento e sua procedência, as condições de armazenamento e as embalagens passou a integrar a rotina do chamado “novo normal”. Fato que, em um cenário de absoluta tristeza pela perda de tantas vidas, soa como uma evolução na consciência coletiva.

Coordenadora do curso de Nutrição do Unicsum, Kelly Luiza dos Anjos Ferreira explica que o poder dos consumidores ficou evidente e contribuiu para que os estabelecimentos que comercializam alimentos ficassem mais atentos e até mesmo aumentassem a atenção com as regras básicas, mas eficientes de segurança no manuseio dos alimentos. “Quem vai se alimentar fora de casa precisa voltar o olhar não apenas para as condições externas do estabelecimento, mas também para o alimento que se vai consumir. Às vezes, o ambiente tem uma ótima aparência, mas não oferece produtos de procedência confiável”, explica a nutricionista.

Além de embalagens violadas que podem indicar perda da qualidade dos alimentos, é importantíssimo observar as condições de armazenamento, principalmente, em relação aos perecíveis. Um dos fatores primordiais é o controle da temperatura e o tempo em que o alimento fica exposto antes de ser consumido. Kelly observa que a relação tempo/temperatura é crucial para itens, como carnes cruas, por exemplo, como a de peixes. Antes de comer, é preciso avaliar a textura, a cor e o cheiro.

Alimentos quentes também exigem cuidados especiais com a temperatura no ambiente onde ficam expostos. Quanto maior a temperatura, maior é o tempo possível de exposição. “A partir de determinado tempo sem que haja condições ideais, pode ocorrer um crescimento bacteriano, podendo provocar a toxinfecção alimentar”, ressalta Kelly. “O inimigo é invisível. Até 72 horas depois do consumo, o alimento contaminado pode provocar vômito, diarreia. Em casos mais graves, leva à morte”. O preparo de alimentos é uma atividade coletiva que começa na aquisição da matéria-prima e segue até chegar ao consumidor final. Por isso, a integração dos processos e da equipe é indispensável.

 

.

Curso de Nutrição está com inscrições abertas

O Unicsum está formando sua primeira turma do Curso de Nutrição, iniciada em 2018, e já abriu as inscrições para o vestibular 2022. Com uma infraestrutura invejável, da qual fazem parte laboratórios amplos e bem equipados, a instituição de ensino se orgulha em colocar cada vez mais profissionais preparados para cuidar de um tema tão fundamental, como é a segurança alimentar.

“A Nutrição hoje é concebida de uma forma muito diferente do que há cinco, dez anos. Houve um salto enorme, seja em tratamentos clínicos, quanto nos aspectos terapêuticos. Os hospitais, por exemplo, passaram a vê-la como parte do processo de recuperação do paciente, à medida em que influencia no tempo de internação e no bem-estar. Pela Nutrição, é possível otimizar a recuperação do paciente”, observa a coordenadora do curso.

Estabelecimentos que antes não viam necessidade da contratação desses profissionais estão mudando a ótica. “Hoje em dia, ter um nutricionista na equipe deixou de ser custo para ser investimento, porque é um profissional generalista que entende de gestão de custos, de segurança alimentar, de gestão de pessoas. São conhecimentos indispensáveis para se ter uma equipe eficiente e confiável no preparo de alimentos”, finaliza Kelly.

DICA DO AIRTON

A nutrição muito além do que imaginamos: aqui aprendemos que está muito ligada também ao nosso universo de gastronomia, com importante atuação destes profissionais nos bares e restaurantes, cuidando da segurança alimentar e das boas práticas. Parabéns aos bares que contam com estes profissionais em seu staff.

Conteúdo de responsabilidade do anunciante