PUBLIEDITORIAL

Saiba a importância do urologista para todas as faixas etárias

A especialidade cuida de todo o aparelho urinário, atendendo também mulheres e crianças em todas as fases da vida

Por Dr. Sergio Souza Filho

urologista

urologista

O urologista Sérgio Franca de Souza Filho retorna à cidade natal após anos em formação na USP de Ribeirão Preto

A pandemia trouxe à tona, mais do que nunca, a importância do cuidado com a saúde, com ações simples, como as consultas com médicos especialistas, que podem ajudar a prevenir ou detectar doenças em estágios iniciais e garantir mais qualidade de vida. Entre estes profissionais, merece destaque o urologista, classicamente conhecido por ser o médico responsável pela saúde do homem, mas sua atuação vai muito além. A especialidade cuida de todo o aparelho urinário, atendendo também mulheres e crianças em todas as fases da vida. Muitas vezes, as doenças urológicas podem indicar problemas mais graves, como os cardíacos.

“É muito comum que as meninas comecem a ir ao ginecologista desde a adolescência, mas ainda não há tanto essa cultura com os meninos. Às vezes, o homem vai a primeira vez ao urologista já com seus 50 anos. Os adolescentes podem, por exemplo, tirar dúvidas e saber mais sobre educação sexual, fimose, cuidados com a saúde, dentro outros. É de extrema importância”, observa o urologista Sérgio Franca de Souza Filho, formado na UFJF e que está de volta a Juiz de Fora, após fazer sua residência médica na USP de Ribeirão Preto, onde também está em fase de conclusão de seu mestrado.

Ele ressalta que o urologista pode diagnosticar e tratar doenças que acometem órgãos como bexiga, próstata, uretra, pênis, adrenais, rins e testículos. Para as crianças, ele destaca que a urologia tem um campo extenso de atuação, pelo qual tem bastante afinidade, mas que são poucos os urologistas que atendem. “Já nos pacientes de meia idade, homens e mulheres, uma doença comum e recorrente é o cálculo urinário, que pode necessitar de cirurgia. Nos pacientes com idade mais avançada, os cânceres urológicos são cada vez mais diagnosticados precocemente por meio de exames. Nos idosos, é muito comum problemas de incontinência urinária, e é necessária uma avaliação urológica. Ou seja, em todas as faixas etárias é importante a ida ao urologista”, afirma Sérgio.

Novembro Azul

O Novembro Azul é usado para conscientizar a população masculina sobre os cuidados em relação ao câncer de próstata. No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens. Na maioria das vezes, é assintomático em estágios iniciais, por isso a necessidade do acompanhamento com o urologista. “Para os homens a partir dos 50 anos, em alguns casos a partir dos 45 anos com histórico familiar, é importante procurar o urologista anualmente e fazer a pesquisa do câncer de próstata, que se diagnosticado precocemente tem taxas altas de cura e tratamentos menos invasivos”, destaca o médico Sérgio Franca de Souza Filho.

O urologista atende no edifício Solar do Progresso, no mesmo consultório que seu pai, o neurocirurgião e professor aposentado da UFJF, Sérgio Souza. São atendidos convênios e particular. Em sua página do Instagram, @drsergiosouza.uro, você encontra mais dicas sobre cuidados urológicos.

urologista

urologista

Endereço: Avenida Barão do Rio Branco, 2288, sala 811

Telefone: (32) 3215-7235

Whatsapp: (32) 98449-9779

Instagram: @drsergiosouza.uro

Conteúdo de responsabilidade do anunciante