Zona Sul de Juiz de Fora é privilegiada também por abrigar o Parque Natural Municipal da Lajinha, maior área de interesse ambiental da cidade, com 86 hectares. Com remanescentes da Mata Atlântica, abriga um tipo de vegetação caracterizada como Floresta Estacional Semidecidual Montana. Uma incrível área verde aberta ao público para o lazer e o turismo ecológico. Comprometida em promover melhorias no espaço, a Prefeitura de Juiz de Fora realizou Plano de Manejo e consulta popular, para definir novos usos e regras para o parque, além de propor medidas para uma gestão eficiente, sustentável e participativa.
“Isso significa que vamos ter base técnica para definir diretrizes e estratégias a serem cumpridas a curto, médio e longo prazo, tais como: resgatar a história da origem do parque que era ocupado pela comunidade Vila da Prata; desenvolver atividades voltadas ao ecoturismo como abrir novas trilhas e liberar novos usos; ter brinquedos e formas de interação mais relacionados à natureza e sua conservação; e melhorar a infraestrutura”, afirma a secretária municipal de Meio Ambiente, Aline Junqueira.
A secretária explica ainda que modificações, além de melhorar o espaço para o público, visa também ajudar no escoamento. “Vale destacar também as obras que estão sendo realizadas para modernização do vertedouro do lago do parque, que vão funcionar como uma bacia de detenção de águas pluviais no período das chuvas. Com isso, vai regular de forma automatizada a vazão para o córrego Santa Luzia, retendo parte do volume da água que escoa do bairro Aeroporto”, acrescenta a secretária.
Sabrina e Gael. Mãe e filho adoram se divertir em meio à paisagem. Comprometida em promover melhorias no espaço, a Prefeitura de Juiz de Fora realizou Plano de Manejo e consulta popular, para definir novos usos e regras para o parque
Quem chega logo se encanta pela natureza exuberante do parque. A esteticista Sabrina Rodrigues e o representante comercial Rubens Emanoel sempre levam o filho Gael. “É um local super agradável, que dá para meu filho correr e se divertir. Conseguimos ter contato com a natureza. O Gael adora ver os animais e também brincar no parquinho”, explica Sabrina.
A farmacêutica Mariana Abib e o professor de educação física Thiago Azalin não esquecem a comemoração do aniversário de um ano do filho Arthur, em 2016. “Nós escolhemos o parque, porque é um local acolhedor e que transmite muita paz. Além de ser um espaço lindo e com uma natureza incrível. Hoje, o Arthur já está com 7 anos, mas sempre vamos lá. Ele adora. Joga bola, corre e se diverte. Um lugar ideal para se ter momentos agradáveis ao lado da família e dos amigos. Com certeza estará sempre na nossa memória e no nosso coração”, conta Mariana.
Os visitantes do Parque da Lajinha também se divertem nas trilhas, fazendo piqueniques e praticando esportes. O parque oferece serviço de pedalinho (pago) e agenda para ensaios fotográficos. Eventos diversos, incluindo aniversários, com 25 pessoas ou mais precisam de autorização da Prefeitura. O espaço conta com banheiros e bebedouros e os portões ficam abertos de terça a domingo, das 8h às 17h (entrada até 16h30).