PUBLIEDITORIAL

Versátil e dinâmica, Zona Sul concentra 15% dos imóveis disponíveis na cidade

Região representa bem a identidade de Juiz de Fora, como referência em saúde, educação e consumo
Variedade de imóveis da Zona Sul é capaz de atender a todo tipo de demanda do mercado imobiliário

Variedade de imóveis da Zona Sul é capaz de atender a todo tipo de demanda do mercado imobiliário

“A Zona Sul de Juiz de Fora possui localização estratégica para o município, pois nela está contido um dos principais eixos de acesso de conectividade regional (BR-040) à região central. A duplicação da Avenida Deusdedit Salgado (MG-353) ratificou a consolidação desse vetor de expansão urbana, atualmente caracterizada pela presença de comércio atacadista, serviços automotivos e de turismo e lazer, hospitalares, além de novos loteamentos residenciais”.

A constatação da secretária municipal de Planejamento Urbano, Lívia Delgado, reforça a importância da região na construção da identidade da cidade como referência em educação, saúde e consumo para população do entorno estimada em 2 milhões de habitantes. Os limites com a Universidade Federal de Juiz de Fora, os complexos do Hospital Monte Sinai e, mais recentemente, o campus da UniAcademia e o Hospital da Unimed Juiz de Fora, além do Independência Shopping e de pontos tradicionais, como o Cascatinha Country Club, conferem à Zona Sul versatilidade e dinamismo.

“Eu acho que o ponto principal é a facilidade logística, tanto na parte interna, para quem mora que tem tudo ao seu redor, quanto de locomoção pela cidade. Santa Luzia, um exemplo muito legal, já que de lá a pessoa quase vai a pé para o Calçadão e, ao mesmo tempo, está do lado do Bom Pastor e também da Deusdedit Salgado, que é uma saída da cidade. O próprio Acesso Sul mostra essa passagem muito interessante de logística. É muito fácil se locomover, inclusive de subir para a Cidade Alta ou então pegar a BR-040 para a Zona Norte. Essa facilidade logística da Zona Sul atrai muitos moradores”, explica o presidente da Associação Juizforana de Administradoras de Imóveis (AJADI) e diretor da imobiliária Souza Gomes, Diogo Souza Gomes.

Dos imóveis disponíveis na cidade, cerca de 15% estão localizados na região. Além da facilidade logística, ele destaca as opções para variadas demandas. “Quando falamos da Zona Sul, passamos por vários bairros. Estamos dizendo de A a Z, literalmente, para todos os tipos de classe social, de serviços, seja do pequeno comércio, da pequena lojinha, da sala comercial até os grandes galpões da Deusdedit Salgado. Passamos entre apartamentos de um, dois, três, quatro quartos e ótimas casas, seja na rua, como vemos no bairro Santa Luzia, seja em condomínios como no Estrela Sul e no condomínio Estrela Alta. E ainda há apartamentos diferentes, de torres, pequenas, grandes e condomínios clube. É uma região que atende a todo tipo de demanda que temos no mercado hoje”, conta Diogo.

E quem mora nessa região é muito bem servido, tanto pelo comércio quanto pela localização. O empresário Sérgio Fajardo Júnior, que mora destaca os pontos positivos de se viver na região. “Estou perto de tudo. Tem padaria, academia, shopping, bares e restaurantes. Sem contar que estou próximo do Centro e também tenho fácil acesso para sair da cidade e pegar a BR-040. Aliado a tudo isso, ainda tem a tranquilidade do bairro que o torna um excelente lugar para morar”.

Além do comércio, que conta com variadas opções, a Zona Sul também tem uma boa oferta de escolas, inclusive, públicas. De acordo com a Secretaria Municipal de Planejamento, são três escolas estaduais, dez municipais e três creches. Na rede privada, são 12 instituições de ensino, sendo dez estabelecimentos de nível Infantil e Fundamental, e duas de Ensino Superior. A região abriga seis Unidades Básicas de Saúde e uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Perfil Zona Sul

Bairros

Graminha (Graminha, Joazal, Marmelos, Parque das Bromélias, Parque Samambaia, Usina I, Vista Alegre)

Santa Luiza (Alta Vista, Alto Jardim de Alá, Alta Santa Luzia, Alto Geraldo, Arco-Íris, Bela Aurora, Cachoeirinha, Carrazal, Cruzeiro do Sul, Fazendinhas do Ipiranga, Ipiranga, Ipiranguinha, Jardim da Saudade, Jardim de Alá, Previdenciários, Residencial São Geraldo, Residencial São Geraldo II, Santa Luzia, São Geraldo, Vila da Aclimação, Vila Kennedy, Vivendas, Belo Vale)

Teixeiras (Cantinho, Cidade Nova, Cidade Nova II, Jardim Gaúcho, Morada Alegre, Parque Verde Residencial, Pouso Alegre, Residencial Araucárias, Residencial Santa Lola, Sagrado Coração, Santa Efigênia, São Domingos, Teixeiras, Vila São Francisco)

Salvaterra (Condomínio Estrela Alta, Grajeamento Itaoca, Salvaterra, Salvaterra de Cima, Sítio Andrés, Village Salvaterra)

Salvaterra de baixo (Grajeamento Quintas de Alfaburgo, Mirante, Residencial Jardim Excelsior, Vagão)

Fazenda São Mateus (Fazendinhas da Pedra Branca, Fazendinhas Prainha de Monte Verde, Salvaterra de Baixo, Corupati)

 

Escolas estaduais:

Escola Maria de Magalhães Pinto – (Santa Luzia )

Escola Governador Juscelino Kubitschek – (Santa Luzia)

Escola Marechal Mascarenhas de Moraes – (Texeiras)

Escolas Municipais:

Escola Bela Aurora – (Ipiranga)

Escola Jardimde Alá – (Alto Jardim de Alá)

Escola José Homem de Carvalho – (Santa Efigênia)

Escola Doutor Antonino Lessa – (Santa Efigênia)

Escola Doutor Dilermano Martins – (Teixeiras)

Escola Quilombo dos Palmares – (Sagrado Coração)

Escola Oswaldo Velloso – (Santa Luzia)

Escola Ipiranga – (Ipiranga)

Escola Jesus de Oliveira – (Ipiranga)

Escola Linos Centro – (Estrada da Graminha)

Creches:

Creche Ipiranga (Ipiranga)

Creche Professora Maria de Lourdes Rezende (Santa Luzia)

Creche Professora Denise dos Santos (Santa Efigênia)

Escolas particulares:

Quanto aos equipamentos privados de educação, a Zona Sul apresenta 12 instituições de ensino, sendo 10 estabelecimentos de nível infantil e fundamental, e 2 de ensino superior

 

Unidades de Saúde:

UBS Cruzeiro do Sul

UBS Ipiranga

UBS Santa Efigênia

UBS Teixeiras

UBS Vale Verde/ Sagrado Coração de Jesus

UBS Santa Luzia

 

Saneamento Básico

Segundo o diagnóstico realizado pelo Plano de Saneamento Básico de Juiz de Fora (PSB-JF), revisado em 2022, a partir de informações repassadas pela CESAMA, ao final de 2021 os índices de atendimento do sistema de abastecimento de água total e urbano eram de, respectivamente, 96,0% e 97,1%, e a cobertura do sistema de esgotamento sanitário em relação à população total de Juiz de Fora era de 94,7%.

 

Fonte: Prefeitura de Juiz de Fora

Conteúdo de responsabilidade do anunciante