O papel de uma instituição de ensino superior vai muito além dos muros da instituição: atinge toda a comunidade que se beneficia tanto de ações propostas quanto da qualidade na formação dos futuros profissionais. O Centro Universitário Estácio comemora 21 anos de atuação em Juiz de Fora neste ano. Ao longo do tempo, já beneficiou dezenas de milhares de moradores da cidade e da região que foram em busca de atendimento nas mais diversas áreas de atuação do centro universitário. Cada vez mais, a Estácio comprova seu compromisso com a qualidade de ensino, infraestrutura e projetos de pesquisa e extensão.
Esse papel de comprometimento com a educação foi reafirmado no último mês, quando a Estácio foi avaliada com nota máxima pelo Ministério da Educação (MEC) após passar por processo de recredenciamento em 2023. O objetivo dessa avaliação é possibilitar uma escala de referência para que os estudantes possam escolher uma boa faculdade no momento que decidem ingressar no ensino superior. Com essa nota, a Estácio Juiz de Fora se firma como um dos centros de ensino com mais elevados padrões de qualidade do Brasil.
Essa avaliação coloca a Estácio, que é ainda o primeiro centro universitário da cidade, como a maior instituição de ensino superior privada de Juiz de Fora. Reitor do Centro Universitário Estácio Juiz de Fora, Ricardo Bianchi destaca o compromisso da equipe de colaboradores e docentes para o resultado da avaliação: “Trata-se de uma grande equipe que soube brilhar e merecidamente recebeu o reconhecimento através dessa nota 5. É um reconhecimento à dedicação de nossos docentes e funcionários administrativos, assim como a garantia, para nossos discentes, de que escolheram uma instituição de excelência para estudar”. A Pró-reitora de Graduação, Paula Campos, compartilha do sentimento de dever cumprido: “Essa nota certifica nossos esforços e empenho por um ensino superior de qualidade, inovador e comprometido com a sociedade”.
Compromisso com a cidade
Ao mesmo tempo que potencializa o aprendizado dos discentes, esse resultado se reflete na relação que cativa toda a população. São vários os serviços oferecidos, de maneira gratuita, funcionando ainda como experiência prática na formação. As áreas de Odontologia, Fisioterapia, Enfermagem e Psicologia possuem clínicas que acolhem a quem precisa de atendimento direcionado e especializado. Os alunos de Jornalismo, Publicidade e Design fazem, ainda, a cobertura e a divulgação dos eventos promovidos por entidades beneficentes da cidade.
Além disso, o curso de Direito mantém o Núcleo de Prática Jurídica direcionado às pessoas que possuem demandas relacionadas às áreas Civil, Direito de Família, Direito do Consumidor, usucapião, contratos e revisão contratual. Ainda podem ser atendidas causas de Direito do Trabalho e de Direito Previdenciário relacionadas, por exemplo, ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Esses serviços são oferecidos tanto no campus da Estácio quanto nas ações itinerantes realizadas por parceiros, como a Câmara Municipal de Juiz de Fora, em diversos bairros da cidade.
A Estácio Juiz de Fora se orgulha de ter sido escolhida como uma das quatro unidades da Estácio em todo o país a desenvolver o projeto Mulheres Empreendedoras e Empoderadas, que tem como intuito realizar atendimentos para mulheres de baixa renda, em especial desempregadas e estudantes, oferecendo cursos de capacitação, acompanhamento psicológico, nutricional, de educação física e jurídica. Estes serviços visam ajudar as mulheres a se colocarem no mercado de trabalho, cuidarem da sua saúde e até mesmo para que recebam apoio em casos de violência doméstica. O projeto é totalmente gratuito e pode beneficiar mulheres de todas as regiões da cidade.
São essas ações que mostram que a Estácio traz como grande marca o compromisso com o desenvolvimento da cidade, junto com a formação de profissionais de qualidade. E a nota máxima atribuída pelo MEC é um reflexo dessa atuação.