Há 30 anos, o Laticínios Sabor da Serra oferece produtos de qualidade, mantendo, como alicerce, o negócio familiar
Em 27 de Maio de 1993, os irmãos Romero de Paula Valle e Heliton Ronaldo de Paula Valle viram a oportunidade de usar a produção leiteira da propriedade rural familiar em Lima Duarte, para inaugurar um Laticínio. Fizeram da forma que puderam: com quatro funcionários deram o pontapé inicial no negócio familiar. Na época, eram produzidos dois mil quilos de produtos por mês e toda a produção vendida em Lima Duarte e Juiz de Fora.
Em 1997, Robson Valle, filho de Romero começou a fazer parte do negócio, e hoje é o CEO da empresa. Ele viu a produção crescer e trabalhou para que a essência inicial permanecesse mediante ao crescimento da empresa. “A linha de produção ganhou maquinários modernos e a gama de produtos aumentou significativamente, mas ainda assim preservamos parte do processo de produção artesanal, que considero um diferencial de mercado e não abrimos mão.”
Em 2005, as filhas de Heliton também começaram a trabalhar na empresa e hoje assumem importantes setores da empresa junto ao Pai e ao primo. Há um ano, a 3º geração também passou a completar o time familiar.
Atualmente, o Laticínios Sabor da Serra produz duzentos mil quilos por mês de produtos, sendo eles queijos frescos, queijos maturados, creme de leite, creme de ricota, manteiga, mix de manteiga, requeijão cremoso, requeijão culinário e doce de leite. São, ao todo, 110 funcionários diretos, mais de 50 indiretos e cerca de 200 produtores que fornecem o leite. Cerca de 80% da captação de leite da empresa é feita diretamente com produtores rurais da região. O restante é adquirido em cooperativas e laticínios parceiros.
Os seus produtos, desde 2008, ultrapassam as barreiras geográficas mineiras: “Atualmente, os produtos são comercializados em Minas Gerais, Rio de Janeiro e Nordeste. O ano de 2008, foi quando demos nosso maior salto. Naquele ano, deixamos de ser uma marca regional para conquistar novos mercados. Assim, aumentamos a nossa produção, investindo em pessoas, na indústria e na logística. Desta forma, conquistamos nosso crescimento sustentável”, afirma Robson.
De acordo com o CEO da empresa, os trabalhos são para que, cada vez mais, o Sabor da Serra lance novidades no mercado, sempre com a preocupação com a qualidade. Neste mês, por exemplo, uma nova fábrica está funcionando, com maior capacidade produtiva e mais conforto aos funcionários. “Neste ano, ainda queremos crescer. Para isso, estamos investindo em pessoas e nas melhorias no parque fabril para aumentar sua capacidade produtiva e de estocagem.”
A produção teve início em uma propriedade rural familiar. Hoje, seus produtos ganham todo o Brasil
Esse crescimento reflete diretamente no desenvolvimento de Juiz de Fora. E, para Robson e Heliton, isso vai muito além do impacto econômico: “São 30 anos de crescimento e desenvolvimento, impactando e contribuindo fortemente para o crescimento econômico da cidade, por meio da geração de empregos diretos e indiretos, movimentando o comércio e auxiliando no fortalecimento da tradição na produção mineira dos derivados lácteos. E não é só na promoção da economia, o laticínio enriquece a gastronomia juiz-forana diante da diversidade da sua linha de produtos, além de incentivar o esporte local e importantes eventos socioculturais na cidade”.