PUBLIEDITORIAL

Desenvolvimento sustentável, inclusivo e voltado para o futuro

Por Prefeitura de Juiz de Fora

Braspell

A Braspell Bionergia assinou protocolo de intenções para a instalação de um centro logístico e uma fábrica de pellets em Juiz de Fora. O investimento estimado chega a R$ 3 bilhões, a ser realizado no período de dez anos, com a geração de quase 4 mil empregos diretos, indiretos, permanentes e temporários. A instalação da empresa é um passo para transformar Juiz de Fora em “polo nacional de energias renováveis”, missão prevista no Plano de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo da Prefeitura de Juiz de Fora.

JF polo de economia criativa

A Prefeitura e o Instituto Fábrica do Futuro firmaram acordo de cooperação para a realização do “Fórum Próximo Futuro” no município, em abril de 2022. A cidade também será sede do Instituto Fábrica do Futuro. O evento tem dois objetivos principais: o primeiro, abrir caminhos para a adesão de Juiz de Fora a plataformas globais de cidades que se orientam, em destaque, pela Agenda 21 da Cultura e pela Agenda 2030 das Nações Unidas. O segundo, gerar um ambiente favorável à formação do polo de economia criativa.

Ambiente propício a investimentos

A publicação do “Decreto de Simplificação” dispensou a obrigatoriedade de emissão dos alvarás de localização e de funcionamento de 273 atividades consideradas de baixo risco, além de outras 178 exercidas em residências, cujo endereço informado é o de domicílio fiscal.

Na prática, o empreendedor que se enquadra nas atividades liberadas e pretende abrir o seu negócio deve realizar a consulta de viabilidade de endereço e, caso esteja de acordo com as leis de ocupação do solo, pode exercer suas atividades imediatamente.

Grandes empresas também passaram a contar com resposta rápida do poder público, com a criação da Câmara Integrada para Análise e Aprovação de Novos Empreendimentos em Juiz de Fora. O grupo, formado por diversos órgãos envolvidos na liberação de empreendimentos, reduz a burocracia e o tempo de espera, visando a impulsionar a economia local, com geração de emprego e renda.

O trabalho para a melhoria do ambiente de negócios em Juiz de Fora continua no chamado “Comitê de Desburocratização”, envolvendo diversas secretarias municipais na análise e melhoria de processos internos que impactam na agilidade e redução de gastos públicos.

Acesso ao Microcrédito

A Emcasa promove, de forma participativa, a inclusão social, o acesso à moradia digna e ao ambiente urbano qualificado, promovendo condições favoráveis ao desenvolvimento de negócios locais, tornando-os competitivos e sustentáveis.

Navegue pelos conteúdos deste caderno especial

Conteúdo de responsabilidade do anunciante