PUBLIEDITORIAL

Mobilidade é direito

Por Prefeitura de Juiz de Fora

Viaduto Helio Fádel

Com a finalidade de otimizar o trânsito e o sistema de transporte coletivo, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) inaugurou no início deste mês a maior obra viária dos últimos anos: o viaduto Arquiteto Helio Fádel Araujo. Eliminando mais um ponto de interferência da passagem do trem no cotidiano dos motoristas, o equipamento é a nova opção de ligação entre as avenidas Francisco Bernardino e Brasil.

Os juiz-foranos já perceberam a diferença em seus deslocamentos e a maior facilidade em se trafegar pela região central, o que interfere diretamente na conexão de diversas regiões da cidade. O trajeto para as zonas Norte e Leste está mais rápido. No caso do transporte coletivo, a expectativa é de que, no horário de pico, o tempo de viagem dos ônibus da Zona Norte seja reduzido em cerca de dez minutos no sentido para o bairro. Além disso, dez linhas da Zona Leste deixaram de sofrer com as interrupções da passagem do trem no sentido Centro para o bairro.

Com o novo viaduto, foi possível a criação de um sistema binário com a Rua Benjamin Constant de ligação entre as avenidas Francisco Bernardino e Brasil, que passou a operar em mão única no sentido bairro/Centro. A via agora possui quatro pistas de circulação para os veículos.

A obra foi pensada também para os pedestres, pois as calçadas e a travessia da linha do trem, que permanece embaixo do viaduto, tem total acessibilidade, inclusive para pessoas com deficiência.

De janeiro até o início de dezembro, 51 vias foram contempladas com o asfaltamento completo pela PJF, garantindo boas condições de trafegabilidade à população juiz-forana. Até o momento, 1.106 ruas foram atendidas e realizadas 3.440 intervenções de tapa-buraco.

“Boniteza Acessibilidade” – construção de mais de 270 rampas em calçadas em diversas regiões da cidade. A primeira etapa do programa, que deve ser concluída em cerca de seis meses, contemplou a Praça do Bairro Grama e um trecho da Avenida Juiz de Fora.

Viaduto Helio Fádel Araujo:

– 380 metros de extensão –

Duas pistas, de mão única, ligando as avenidas Avenida Francisco Bernardino à Brasil

– Melhor fluidez do trânsito –

Maior conexão entre as zonas Leste e Norte para moradores e trabalhadores de dezenas de bairros.

Navegue pelos conteúdos deste caderno especial

Conteúdo de responsabilidade do anunciante