PUBLIEDITORIAL

Juiz de Fora: Cidade sustentável

Por Prefeitura de Juiz de Fora

cidade sustentável

Responsabilidade no desenvolvimento, preocupação com o meio ambiente e com todos que contribuem para uma cidade sustentável. O Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Juiz de Fora visa a nortear ações que vão ao encontro da cultura sustentável, prevendo a diminuição e a prevenção da geração de resíduos sólidos no território, como restos de materiais resultantes da construção civil, e isso já dá resultados:

O “Ecoponto – Ponto de Coleta” Primeiro “Ecoponto – Ponto de Coleta” Zona Norte: Funcionamento de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h e aos sábados, das 8h às 12h. Qualquer pessoa poderá entregar esses resíduos no ecoponto gratuitamente, respeitando o limite de 1m³ (um metro cúbico) por dia e ensacados, o que equivale a mil litros.

Além do aumento dos postos de recebimento de resíduos e de materiais diversos, a coleta seletiva da cidade foi pensada para ser ainda mais aperfeiçoada e ampliada. A PJF passou a se reunir semanalmente com catadores de recicláveis, fundamentais agentes ambientais, a fim de promover melhorias para o setor.

Criação do Dia Municipal dos Catadores (13 de novembro). Também foi assinado o decreto que institui o Programa de Incentivo às Cooperativas e Associações de Catadores de Materiais Recicláveis de Juiz de Fora, que tem como objetivo estimular a geração de trabalho e renda dos catadores.

Pensando na melhoria das condições de vida dos catadores de material reciclável, a Prefeitura realizou o evento “Cidadania na Praça”, que ampliou a inclusão social na cidade, possibilitando a eles vários benefícios e programas como o cadastramento e a atualização do Cadastro Único (CADÚnico) e a retirada de 2ª via de Certidão de Nascimento.

Criação do link “Demlurb Informa”: a população pode acessar os mapas com as localizações dos pontos de entrega de eletroeletrônicos, lâmpadas, óleo, pilhas e baterias, pneus, recicláveis, resíduos da construção civil e volumosos, sucata, tampinhas plásticas e vidro.

Também localizado na Zona Norte, o Ecoponto destinado somente a pneus inservíveis foi esvaziado pela primeira vez, desde a sua criação há 13 anos. Foram retirados 6.232 materiais do local, o que equivale a cerca de 195 toneladas de pneus, possibilitando a destinação ambientalmente correta desses pneus, sem custo adicional para o município.

Novas caixas coletoras no Centro: foram adquiridos cem novos contentores de mil litros para armazenamento do lixo na região central da cidade e 300 novas lixeiras do tipo papeleira.

Navegue pelos conteúdos deste caderno especial

Conteúdo de responsabilidade do anunciante