PUBLIEDITORIAL

Eficiência em gestão pública

Por Prefeitura de Juiz de Fora

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A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) inovou em 2021, com avanços que permitiram mais agilidade no atendimento ao cidadão e na disponibilização dos serviços. Em março, a PJF lançou a plataforma digital Prefeitura Ágil, que permite ao cidadão solicitar serviços de forma mais rápida e econômica.

Desenrola, Juiz de Fora” – uma série de ações para tornar o ambiente mais amigável e descomplicado ao empreendedorismo e favorecer a atração de investimentos de médias e grandes empresas. Os resultados já são nítidos: abrir uma empresa demora apenas dois dias úteis. Em maio de 2021, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e com a Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg), a “Sala Mineira do Empreendedor” foi inaugurada.

Educação e Cesama voltam a ter concursos públicos depois de mais de 10 anos

Treze anos depois a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) volta a lançar editais de concurso público para a área da educação na rede municipal. Quatro editais já estão publicados com 630 vagas previstas, distribuídas para os cargos de professores, coordenadores pedagógicos e secretários escolares. As inscrições poderão ser realizadas de março a abril de 2022. Os editais preveem a realização de quatro etapas: prova objetiva de múltipla escolha, prova discursiva, prova prática e avaliação de títulos.

A Cesama também lançou edital de concurso público. Depois de 14 anos, a companhia lançou certame para preenchimento de 18 vagas e formação de cadastro reserva nos níveis médio, técnico e superior. As primeiras provas acontecem em 23 de janeiro de 2022.

Revogação do artigo 9º: direito garantido para os educadores

A Prefeitura revogou o artigo 9º da Lei Municipal nº 13.012 de 2014. O ato histórico foi realizado no dia do professor, em 15 de outubro, e representa um marco na luta dos trabalhadores da educação desde a sanção da lei. Com a revogação do artigo 9º da Lei Municipal 13.012, eliminou-se uma barreira legal para que se possam construir, no caso do Município, as bases de uma profissionalização de alto nível na carreira do Magistério.

Mesmo com a crise, os servidores da Prefeitura receberam reajuste salarial baseado no IPCA.

Quase 1,2 milhão de acessos e mais de 1 milhão de documentos e despachos emitidos. Cerca de 22 mil usuários tiveram mais de 80 mil pedidos atendidos. Além disso, a Prefeitura também investiu na otimização do seu espaço físico e na centralização das compras governamentais, garantindo mais eficiência nos serviços prestados.

Outro programa voltado para quem não conseguiu concluir seus estudos é o Cursos Populares para Concursos (CPC). Atualmente, 797 inscritos podem se preparar gratuitamente divididos em turmas voltadas para o Pism, Enem e Atualidades.

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