Organizar a casa para o futuro. A nova administração abriu as portas da Prefeitura para ouvir da população os problemas e, juntos, solucioná-los. Para isso, criamos a Mesa de Diálogo e Mediação de Conflitos, um espaço de negociação entre o poder público e a comunidade. Esse instrumento foi eficaz na solução de conflitos cotidianos, como o da passagem de nível do Poço Rico; o de regularização das Escolas de Samba e clubes esportivos; e o do transporte público.
Com a instituição da Mesa de Diálogo e Mediação de Conflitos do Transporte Público conseguimos, após intensa negociação entre os mais diferentes interesses, garantir os empregos dos trabalhadores, mantendo a oferta permanente do serviço. Com isso, a cidade não sofreu com greve de ônibus.
Mesmo com os constantes aumentos no valor do combustível, além dos problemas causados pela pandemia, que também afetou severamente os serviços de táxi e transporte por aplicativo, a população de Juiz de Fora não foi prejudicada.
O transporte público é um dos pilares para o funcionamento de um município. Em Juiz de Fora, mesmo com a crise e com a inflação, o valor da passagem é o mesmo desde 2019: R$ 3,75.
Também resultado de um amplo debate com a sociedade, a cidade finalmente ganhou o seu primeiro Plano Municipal de Segurança Urbana e Cidadania de Juiz de Fora. Um dos focos principais desta diretriz é o aperfeiçoamento e direcionamento das atividades desenvolvidas pela Guarda Municipal que, neste ano, realizou 3.506 ações até o mês de novembro, um aumento de 113% nos atendimentos.
Mesa de Diálogo e Mediação de Conflitos do transporte público também teve como resolução a instituição de um comitê gestor paritário entre poder público municipal e sociedade civil, criado para remodelar todo o sistema de transporte coletivo da cidade. O comitê, inovador e inédito, é uma proposta corajosa para assegurar o direito do cidadão ao transporte coletivo.
Garantia de emprego para os trabalhadores; preço justo e direito ao transporte público para o cidadão