A Tribuna antecipa nesta edição especial as comemorações de 8 de março, o Dia Internacional da Mulher. Uma data de luta, resultado de incansáveis manifestações e protestos por igualdade de gênero. Um marco político. Momento de reflexão. Uma marca. 8M.
No passado, dia de tragédia. Quando o fogo destruiu a fábrica e matou as operárias ali trancadas. Combustível para passeatas e greves. No presente, tempo de celebração. Há que se comemorar as vitórias, para continuar a caminhada. Há de se avistar o que falta, para esperançar novas conquistas.
O século é XXI, e há muitas batalhas por vencer. Em 2021, o Fórum Brasileiro de Segurança Pública contabilizou 666 vítimas de feminicídio de janeiro a junho. Ou seja, quatro ainda morrem por dia simplesmente por serem mulheres no Brasil. Não é fácil. Nunca foi. O direito ao trabalho, a igualdade nas relações familiares, a liberdade sexual, a cidadania, o voto. Nada veio de graça. Para tudo, foi necessário que uma mulher iniciasse um combate.
Sobreviventes, pioneiras, corajosas, feministas, empreendedoras, pesquisadoras, trabalhadoras, estrategistas! Neste especial, a Tribuna traz nome, rosto, história e ideias de oito mulheres que, à sua maneira, impulsionaram a mudança e hoje são líderes em suas áreas de atuação e conhecimento. As trajetórias são distintas. As origens sociais, também. Mas o entusiasmo e o arrebatamento pelo que fazem transformam suas vidas em fonte de inspiração não só para as mulheres, mas para toda a cidade.
Um salve para Adenilde, Dionysia, Jael, Janaína, Lidiane, Margarida, Maria da Assunção e Vivyane!